Saúde

Publicado em 28/08/17 às 10:00 | Atualizado em 28/08/17 às 10:01

Plenária dos Trabalhadores elege delegados para 13ª Conferência de Saúde de Olinda

13ª Conferência da Saúde será realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro na FACHO

Por Juliana Nascimento

Texto e Fotos: Pedro Morais

 

Foto: Pedro Morais/ Prefeitura de Olinda

A Plenária dos Trabalhadores em Saúde elegeu na manhã desta sexta-feira, 25, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), localizada na PE-15, em Jatobá, os delegados do segmento para a 13ª Conferência de Saúde de Olinda. O evento, organizado pelo Conselho Municipal e Secretaria de Saúde do município, teve o propósito de definir os representantes que irão construir o Plano da Saúde da atual gestão municipal.

Na abertura do evento, a mesa foi composta pelo secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson, que deu boas vindas e desejou um excelente a todos presentes; o vice-presidente do CMS; Euclides Monteiro; a representante do segmento Trabalhador, Fabíola Lima, além do representante do prefeito, Hélio Roberto.

Em seguida, uma nova composição de mesa para início dos trabalhos, composta pela secretária-executiva de Saúde de Olinda, dra. Zelma Pessoa; a diretora geral de Educação Permanente da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Siqueira, e representando o segmento Usuário do CMS, Urbaneide Beltrão.

No final da Plenária dos Trabalhadores, com a participação efetiva de aproximadamente 250 pessoas, o resultado registrou 84 candidatos, sendo 47 votados e 40 eleitos, dois desses por desempate.

Na Plenária dos Usuários SUS realizada na manhã de sábado (19), na Facotur, a diretora e Planejamento da Saúde de Olinda, Geórgia Albuquerque, informou o resultado dos trabalhos. “O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas e, dos 80 delegados a serem escolhidos, apenas 38 foram apresentados. Com isso, ficou definido pela comissão organizadora da Plenária encaminhar um Comunicado às Associações e Conselhos de Bairros para que cada uma, representada em número por RPA e de acordo por população, completar os 80 delegados do segmento Usuários”, explicou.

A 13ª Conferência de Saúde de Olinda, que propõem à temática Uma conquista do povo – Eu defendo e me orgulho, está marcada para os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2017, na FACHO.