Destaque

Publicado em 30/08/17 às 17:13 | Atualizado em 30/08/17 às 17:45

Prefeito Lupércio assina decreto de combate às arboviroses

Ação vai unir poder público e sociedade contra o Aedes aegypti

Por alexandrecavalcanti

 

 

 

Foto: Alice Mafra/ Prefeitura de Olinda

Por: Pedro Morais

A cidade de Olinda passa a contar com um reforço na ofensiva contra o Aedes aegypti. O prefeito Professor Lupércio e o secretário de Saúde, Eud Johnson, assinaram nesta quarta-feira (30.08), o decreto que institui o Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses no município.

O Comitê vai realizar ações nas comunidades com a integralidade de diversas secretarias da gestão, sobretudo, com mutirões de limpeza de canais, ruas e ações educativas nas escolas da rede pública e particular com os alunos, no intuito de transformar o público escolar em multiplicadores de informações.

Segmentos sociais e religiosos também estarão inseridos na ação. O objetivo é transformar toda sociedade numa parceira de pleno combate e controle das doenças na cidade.

O Comitê intersetorial será composto por representantes das secretarias de Educação Esporte e Juventude; Comunicação; Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; Serviços Públicos; Meio Ambiente Urbano e Natural; Obras; Segurança Urbana; Transportes e Trânsito; Relações Institucionais; Conselho Municipal de Saúde, além  das representações sociais e religiosas.

Durante a cerimônia de assinatura do decreto, um grupo de alunos da Escola Renato Fonseca, de Jardim Brasil II, ganhador de várias premiações locais e internacionais, fez uma apresentação da criação de um aplicativo que monitora os focos do mosquito Aedes aegypti.

O prefeito Lupércio valorizou o grupo e a integralidade das Secretarias. “Vamos continuar avançando e sempre buscar ferramentas e parcerias importantes, como esta dos alunos para aliar forças no sentido de eliminar, não só as arboviroses, mas também combater outras doenças do município”, enfatizou, pontuando o trabalho dos agentes de endemias.

Eud Johnson reforçou as palavras do prefeito e destacou sobre a importância das parcerias. “Estamos juntos com os agentes de endemias e outros setores da sociedade para vencer essa luta contra as arboviroses”, destacou.