Publicado em 12/07/17 às 13:28 | Atualizado em 12/07/17 às 13:28

Prefeitura de Olinda intensifica prevenção ao câncer de mama no município

Serviço ganhou um reforço na quantidade de exames mensais

Por Sandro Barros

Os moradores que passarem em frente à Unidade de Saúde da Família USF COHAB I, II e III, na Avenida Nacional, no bairro de Peixinhos, encontrarão  uma unidade itinerante do Mamamóvel. O veículo é equipado para realização de exames. Ao total serão feitos 80 procedimentos de prevenção ao câncer de mama.

É a primeira vez que a dona de casa Irenaide Severina Carneiro, 44 anos, passa por esse tipo de exame, e aprova a rapidez da marcação e a consulta. “Achei ótima a rapidez. Eu fiz a ficha e já fui logo atendida. Tenho uma amiga que está aguardando a mais de um mês para ser atendida em outro hospital, e aqui foi bem rápido”.

O público alvo do serviço são mulheres a partir dos 40 anos como recomenda a Sociedade Brasileira de Mastologia. Hoje a maioria dos casos diagnosticados no Brasil não é mais em fases avançadas, devido a exames preventivos como os ofertados para a população feminina de Olinda.

Wagner Belmonte, médico da rede municipal da saúde há 22 anos fala da importância de ações preventivas desta natureza. “O carro da mama facilita e muito para as mulheres não se deslocarem para os grandes hospitais e enfrentarem longas. Isso ajuda a prevenir a incidência de câncer na nossa população”, ressalta.

O prefeito Professor Lupércio e o secretário de Saúde, Eud Johnson, selaram uma parceria com o Programa Amigo do Peito, que possibilitou o aumento do número de exames preventivos. A quantidade saltou de 640 para 960 procedimentos mensais.

O Mamamóvel é uma ação contínua da Prefeitura e segue um cronograma estabelecido pelo serviço especializado de saúde da mulher.

AGENDA MAMAMÓVEL – JULHO DE 2017

17/07 – USF Cidade Tabajara II, 7h30 às 17h, Rua Nevada, nº 14, Cidade Tabajara;

18/07 – USF Base Rural, 7h30 às 17h, Base Rural, sem número, Ouro Preto;

19/07 – USF Alto do Sol Nascente, 07h30 às 17h, Rua dos Desejos, nº 99, Águas Compridas;

24/07 – USF Alto do Cajueiro, 7h30 às 17h, Rua Raimunda da Conceição, nº 300, Alto do Cajueiro;

25/07 – Policlínica da Mulher, 7h30 às 17h, Avenida Getúlio Vargas, nº 1059, Bairro Novo;

26/07 – USF Alto da Conquista I e II, 7h30 às 17, Rua da Tijuca, sem número, Alto da Conquista;

31/07 – USF Vila Tamandaré, 7h30 às 17h, Rua Cônego Jonas Taurino, nº 790, Peixinhos.