Destaque

Publicado em 01/09/17 às 13:11 | Atualizado em 01/09/17 às 13:11

Revitalização do Posto de Saúde da Ilha do Maruim eleva grau de satisfação de usuários e profissionais da unidade

Revitalização do Posto de Saúde da Ilha do Maruim eleva grau de satisfação de usuários e profissionais da unidade

Por alicemafra

Salas novas, informatização, áreas climatizadas, farmácia abastecida, odontologia, vacinação, pré-natal, pediatria são alguns dos serviços que a população voltou a receber no posto de saúde da Ilha do Maruim, em Olinda. Entregue na terça-feira (29.08) a unidade de saúde da comunidade foi totalmente renovada pela administração do prefeito Professor Lupércio.

A atual gestão recebeu do antigo governo o imóvel em precárias condições. O prédio estava interditado e com acentuados problemas estruturais, inclusive no teto. Durante o tempo em que ficou fechado, as pessoas eram atendidas de forma improvisada na Academia de Saúde do bairro. Atualmente num ambiente muito acolhedor, o posto atende cerca de 120 pessoas por dia.

O espaço tem atendimento para todas as idades. A vigilante Gleice Kelly, de 24 anos, é mãe de Jenifer que tem cinco anos e do Davi, que acabou de completar o primeiro mês de vida. Ela ressalta a alegria de ter um espaço tão completo na vizinhança. “Vou fazer toda a vacinação do meu filho aqui, além de todo atendimento que ele precisar. Fica muito mais prático para a gente o deslocamento, principalmente quando temos uma criança muito novinha”, ressalta.

Para quem trabalha no local, a missão de atender ao público ficou mais ágil e eficiente. Com o sistema todo informatizado é possível agendar consultas mais rápido, além de atender com mais dinamismo os usuários. Djandira Ferreira é auxiliar administrativa da unidade e pontuou que as prioridades foram atendidas. “Agora nos temos ciência do que é prioridade para população”, contou.

A sensação de frustração que fazia parte das administradoras deu lugar à satisfação de trabalhar na unidade com a entrega da obra. “Achei que demoraria muito mais tempo para recebermos nosso ambiente de trabalho de volta. Antes, nós podíamos oferecer muito a população, mas não tínhamos estrutura, agora o público recebe o serviço completo.”, explica a médica especializada em Saúde da Família, Sandra Carvalho. “Trabalhamos muito mais felizes”, completa.

A prefeitura também renovou as partes elétrica e hidráulica e realizou a pintura. No lugar, o público é atendido por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, Agentes Comunitários e outros profissionais da área. A unidade disponibiliza citologia, hiperdia, pré-natal, puericultura, atendimento de saúde da mulher, vacinação e curativo, além de pré-atendimento nos casos de emergência. Gerente da unidade, a enfermeira Janaína Sobral, destaca a importância do retorno do atendimento na sede. “É muito importante termos essa ligação com a comunidade, pois o usuário fica mais próximo e o atendimento mais humanizado”, enfatizou.