Saúde

Publicado em 07/08/17 às 16:14 | Atualizado em 07/08/17 às 16:14

Saúde de Olinda promove ações na Semana Mundial de Amamentação

Parceria envolve o Hospital Tricentenário e Secretaria de Saúde do município

Por Pedro Morais

Palestra sobre a importância da amamentação foi educativa. Foto: Pedro Morais/SSO.

Dentro da programação da Semana Mundial da Amamentação, a Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com o Hospital do Tricentenário, promove nos dias 7, 8, 10 e 11 de agosto atividades lúdicas e palestras sobre a importância do aleitamento materno. A ação é destinada aos profissionais de saúde, gestantes, puérperas e acontece sempre no próprio Hospital Tricentenário, Rua Dr. Farias Neves Sobrinho, n.º 232, Bairro Novo, Olinda.

O objetivo da programação é reduzir a taxa de mortalidade de bebês e incentivar o aleitamento natural, que tem sido importante para o enfrentamento às mortes de crianças. Nesta segunda-feira (07.08), a coordenadora da Criança e do Adolescente de Olinda, a médica Alessandra Fam, explicou aos participantes sobre a temática Juntos pela Amamentação. “Esse tema é muito importante, principalmente porque buscamos desmistificar alguns tabus e preconceitos sobre o ato de amamentar”, ressaltou. A gestante Maiara Bernardo da Silva, 24 anos, mãe do primeiro filho, falou sobre a importância da palestra. “Estou gostando das explicações. Deixa a gente informada sobre as atitudes que devemos tomar para cuidar bem da criança, principalmente sobre a amamentação”, elogiou. Prestigiaram o evento o diretor do Hospital do Tricentenário, Gil Brasileiro e o secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson.

Simultaneamente, uma equipe de profissionais realizou ação semelhante na Unidade de Saúde da Família de Águas Compridas III, Estrada de Águas Compridas, 244.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer nutrientes necessários para sobrevivência e desenvolvimento do bebê.