Saúde

Publicado em 02/02/17 às 17:54 | Atualizado em 02/02/17 às 17:54

Saúde de Olinda realiza ação contra o Aedes aegypti no Alto da Bondade

Ação vai contemplar outros bairros como Peixinhos, Aguazinha e Área Rural do município

Por Pedro Morais

Agente de endemias utilizou a pulverização leve para inibir focos do mosquitos em pneus. Foto: Pedro Morais/Secom-Secretaria de Saúde de Olinda.

O bairro do Alto da Bondade, em Olinda, recebeu nesta quinta-feira (02.02) os agentes da Secretaria de Saúde da cidade. A ação, coordenada pelo Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO), visa sensibilizar as pessoas para prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti responsável pelas arborviroses (dengue, chikungunya e zika). A concentração aconteceu na Unidade de Saúde da Família de Bondade I, local de onde uma equipe composta por 70 pessoas iniciou a inspeção de 2.400 imóveis da comunidade.

Supervisores e Agentes de Endemias, munidos de larvicida e material impresso educativo, visitaram os imóveis para desativar lugares que continham água acumulada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.

Inseridos no mutirão também estava a equipe da Vigilância Animal, que na visita às residências imunizou cães e gatos. Agentes da Coordenação da esquistossomose, que conversaram com moradores com o propósito de identificar pessoas portadoras da doença ou apresentando sintomas. A ação se estenderá e contemplará outros bairros como Peixinhos, Aguazinha e Área Rural de Olinda.