Destaque

Publicado em 02/05/17 às 13:16 | Atualizado em 02/05/17 às 13:34

Saúde de Olinda realiza vacinação antirrábica em domicílio

A estimativa é que durante a pré-campanha sejam vacinados 20 mil animais

Por Sandro Barros

Foto:Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

A pré-campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos teve início hoje no bairro na Santa Tereza, comunidade da Ilha do Maruim, em Olinda, e se estenderá até o dia 26/05, véspera da Campanha Nacional de Vacinação. Nesta fase de pré-campanha, as equipes farão todas as vacinações em domicílio, sendo assim, a população não precisará se deslocar para nenhuma unidade de vacinação. Esta é uma ação realizada pelo Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO) e irá contemplar também os bairros de Passarinho, Cidade Tabajara, Varadouro, comunidade do V8 e a base Rural do Município.

A estimativa é que durante a pré-campanha sejam vacinados 20 mil animais. Além da vacinação em domicílio, os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) realizam a conscientização da população sobre a importância da vacinação dos animais, juntamente com a distribuição de materiais informativos.

“A maior importância das vacinações nas casas das pessoas, é a aproximação com a população. Esse é o objetivo do nosso prefeito Professor Lupércio e que o secretário Eud Johnson comprou também, e nós diretores estamos mais próximos, escutando as pessoas, acolhendo suas demandas, assim conseguiremos efetivar as políticas públicas muito mais eficientes”, afirma o gerente do CEVAO, Henrique Silva.

Foto: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

Durante a pré-campanha também será realizado o censo animal no município, que há cinco anos não é efetuado em Olinda. De acordo com o Ministério da Saúde, a cidade tem 48 mil cães e oito mil gatos, porém os números são falhos, pois esses quantitativos são baseados em uma porcentagem total da população, e não em pesquisas realizadas em todas as casas do município, e também não levam em consideração uma residência que tem mais de um animal.

Entre os animais vacinados estão o da Dona de Casa Adriana Felix, que aprovou a iniciativa de vacinação em domicílio. “Eu acho certo, por que muitas pessoas não têm a oportunidade de sair com seus animais, por não ter transporte, e não ter como levar, eu achei muito bom, achei certo”, destacou.

Foto: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

O Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO) funciona como um ponto fixo de vacinação e qualquer pessoa pode lavar seu animal para se vacinar. O centro funciona de segunda a sexta, de 8 às 16h, e fica localizado no Km 11, da rodovia PE-15, em Cidade Tabajara – Olinda. O telefone é o 3301-5228.

Foto: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

Tags desta notícia: