Saúde

Publicado em 10/02/17 às 13:23 | Atualizado em 10/02/17 às 13:23

Trailer de testagem rápida de HIV e sífilis presta atendimento em Olinda

Resultado do exame sai em 15 minutos

Por Pedro Morais

Unidade móvel para testagem rápida de HIV está estacionada na Praça do Carmo. Foto: Pedro Morais/Secretaria de Saúde de Olinda.

O município de Olinda recebe na noite desta sexta-feira (10.02) o trailer do Quero Fazer + AHF, onde será disponibilizado o Teste Rápido de HIV/Sífilis. O exame, destinado ao público com idade entre 15 e 39 anos, proporciona em 15 minutos o diagnóstico precoce às pessoas e possibilita o início do tratamento e orientações adequadas sobre as infecções sexualmente transmissíveis (HIV e sífilis). A unidade móvel ficará estacionada das 19h30 à meia-noite, na Rua Dr. Justino Gonçalves, nas proximidades da sede  da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), na Praça do Carmo.
A atividade é uma iniciativa do Programa Estadual de IST/Aids/HIV, por meio do projeto Quero Fazer + AHF (Aids Healthcare Foundation), articulada com a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Olinda, através da Coordenação da DST/AIDS.

A demanda para a realização do exame será de forma espontânea para um quantitativo de 60 pessoas, sendo na oportunidade também disponibilizadas orientações educativas e distribuição de preservativos. Caso seja reagente positivo, a pessoa será encaminhada para o Serviço de Assistência Especializado de Olinda (SAE), situado na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, para acompanhamento.

A Coordenadora da DST/AIDS de Olinda, Fátima Vieira, destaca a importância dos cuidados com a saúde. “É fundamental o uso do preservativo, que é a forma mais eficaz de prevenir as DST/AIDS. Convidamos todos para comparecerem ao serviço”, disse.