Publicado em 08/12/15 às 14:34 | Atualizado em 23/02/16 às 12:31

Unidade de Saúde Básica de Ouro Preto é requalificada

Por Rodrigo Barradas

Unidade Básica de Saúde de Ouro Preto foi toda reformada. Fotos: Anizio Silva/Pref.Olinda

Mais saúde para as pessoas, com melhor qualidade de atendimento. No dia 7, o prefeito Renildo Calheiros inaugurou mais um posto de saúde requalificado em Ouro Preto, situado na Quadra B, S/N, próximo ao centro comercial do bairro.

A Unidade Básica de Saúde foi toda reformada, ganhando nova pintura, melhorias na parte hidráulica e elétrica, bancadas nos consultórios, recepção em granito, além de nova cobertura. Também foi feita a ampliação na sala de farmácia, odontologia, curativo, sala para procedimentos, assim como uma sala de reunião para os agentes de saúde, além de banheiro adaptado para deficientes.

Na solenidade, estiveram presentes a secretária de Saúde do município, Tereza Miranda; os vereadores Fernando MJ (PCdoB) e Márcio Barbosa (PTdoB); servidores da saúde, moradores e membros da gestão municipal.

Para o farmacêutico Wendel Augusto, agora é possível atender bem melhor a população. “Foram tratadas as infiltrações que estavam estragando alguns produtos. Com a melhoria aqui no posto, o espaço da farmácia está bem maior, podendo receber a população da melhor forma possível, com espaço para a atenção farmacêutica, que não havia antes”, disse.

Uma equipe atende cerca de 4 mil pessoas cadastradas da comunidade, com médicos, enfermeiras, dentista, técnicos de higiene bucal, agentes comunitários de saúde, pessoal de serviço gerais, funcionários administrativos e auxiliares de enfermagem. Como apoio, a equipe conta com profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

“O grande desafio é transformar a saúde pública, que é um direito do cidadão em algo real, efetivo. Para isso é necessário não só muito dinheiro, mas que reconheçamos profissionalmente as pessoas que trabalham na área, com valorização salarial. É necessário melhorar as unidades de saúde e ter um ambiente humanizado. Então para melhorar a saúde é preciso de uma população que se preocupe mais com sua própria saúde, ter uma quantidade de profissionais maior, ter instalações melhores e ter uma capacidade de realizar mais exames”, disse o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.

Nos últimos anos, já foram recuperados mais de 40 unidades de saúde em Olinda. “São espaços simples, mas arejados, com ar-condicionado e em boas condições de higiene, para que possamos ter ali um bom atendimento à saúde da população”, reforçou o prefeito.

Mesmo com a crise econômica que o mundo e o Brasil atravessam, e que traz dificuldades à administração pública, a Prefeitura de Olinda segue inaugurando obras que melhoram a vida das pessoas. Nos últimos meses, houve a inauguração da requalificação de unidades de saúde em bairros como Sapucaia, Alto da Conquista, Jardim Brasil, Jatobá e Vila Popular. Outros locais também passam por reformas, para garantir a melhoria do atendimento da saúde pública.

Tags desta notícia: , , , , , ,