Publicado em 27/10/17 às 17:26 | Atualizado em 27/10/17 às 17:26

Unidade de Saúde da Família da Base Rural de Ouro Preto é requalificada

A população já pode contar com novos consultórios, farmácia, sala de vacinas e atendimento odontológico

Por Nathaly Nascimento

Por Marcílio Albuquerque

Moradores da Zona Rural de Olinda passam a contar com uma nova realidade na assistência médica e odontológica. Nesta sexta-feira (27), o prefeito Professor Lupércio entregou a requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) Base Rural, instalada nas imediações do bairro de Ouro Preto. O novo prédio passa a contar com farmácia, consultórios informatizados, sala de vacina e odontologia. O posto tem capacidade para realizar, a cada mês, cerca de três mil atendimentos. A população acompanhou de perto o início dos serviços, sendo esta a quinta unidade de saúde reformada pela nova gestão, em um prazo de apenas nove meses.

Após ter amargado mais de dois anos sem médico, a USF Base Rural recebeu a recomposição de todo o seu quadro de profissionais, incluindo também enfermeiros e agentes. Ao lado do secretário de Saúde, Eud Jonhson, o prefeito Professor Lupércio destacou o empenho das equipes e a priorização do atendimento a população. “Trata-se de um trabalho conjunto, focado sempre em melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o gestor. O modelo é uma estratégia na atenção básica, ofertando ações preventivas e acompanhando a família desde a orientação até o encaminhamento para tratamentos especializados.

A dona de casa Elizabete Cavalcante, 54, reside na Zona Rural desde criança e festejou a entrega da nova USF. “É a chance de tratar da nossa saúde mais perto de casa”, disse. O sentimento se estendeu ao agricultor Roberto Melo, 47, que pretende cuidar da saúde bucal. “Quero marcar consultas para mim e para a minha esposa”, contou. Além da unidade na Base Rural, a Prefeitura de Olinda já entregou outros postos nos bairros de Águas Compridas, Varadouro, Ilha do Maruim e Caixa D’água. Em outros pontos da cidade, as obras seguem em ritmo acelerado.