Publicado em 08/10/15 às 18:45 | Atualizado em 09/11/15 às 20:01

Unidade de Saúde do Alto da Conquista é requalificada e ampliada

As obras dobraram o tamanho do prédio. Foram beneficiadas cerca de oito mil pessoas da comunidade, que são atendidas por duas equipes de saúde da família

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

A Unidade de Saúde da Família do Alto da Conquista foi reformada e ampliada. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Mesmo com os problemas econômicos mundiais, que têm reflexo nas finanças do país e também na administração pública, Olinda continua trabalhando para melhorar a vida das pessoas, com inaugurações de obras e a manutenção dos serviços públicos para a população. Hoje (8) foram inauguradas as novas instalações da Unidade Saúde da Família do Alto da Conquista I e II, que passaram por obras de requalificação e ampliação.

Na cerimônia, esteve presente o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; a secretária de Saúde, Tereza Miranda; os vereadores Fernando MJ (PCdoB) e Joab Teodoro (PRP); a equipe da unidade, moradores e membros da gestão municipal.

“Saúde é a atividade mais difícil que temos em uma cidade, pois ela lida com toda a sua população. É preciso investir em estrutura física, como estamos fazendo aqui e em outros lugares; em recursos humanos, valorizar mais as pessoas que são os responsáveis pela saúde oferecida a população e termos um aporte ainda maior de recursos nesse setor para que possamos atender todas as demandas das pessoas do município”, disse o prefeito Renildo Calheiros.

A estrutura física do prédio, que anteriormente tinha 118 metros quadrados de área construída, com a ampliação passa a ter 225,26 m². No total, oito mil pessoas daquela comunidade são atendidas pelas duas equipes de saúde da unidade. A obra foi realizada com recursos da prefeitura e do Governo Federal.

A ampliação da estrutura do prédio contemplou com salas para procedimentos como curativo e retirada de pontos, reuniões dos agentes de saúde, vacinação, farmácia, citologia, copa e, sobretudo, banheiros adaptados para deficientes.“Ampliou bastante a unidade. Conseguimos acolher melhor nossos pacientes e melhoramos o atendimento, beneficiando a população. Melhorou bastante”, nos contou Talita Aragão, enfermeira e gerente da unidade.

“O posto aqui abastece a comunidade toda e ele era muito pequeno, sem estrutura, e hoje em dia ta tudo muito bom. Melhorou nosso atendimento, melhorou tudo. Só temos que agradecer pelo que foi feito aqui”, disse Valdira da Silva, que tem 56 anos e morou a vida toda no bairro.

Vários serviços da atenção básica são disponibilizados à comunidade, como vacina, curativo, atendimento clínico generalista, exames de citologia e tratamento em odontologia. Além da equipe médica, enfermagem e administrativa, 15 agentes de saúde trabalham visitando as pessoas cadastradas no PSF. A unidade tem convênio com a Universidade Católica de Pernambuco, que disponibiliza alunos do curso de medicina para trabalho de campo, junto com os profissionais do posto.

A unidade ainda recebe um reforço da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que conta com profissionais qualificados na área de fisioterapia, psicologia, nutrição, assistência social e farmacêutica.

A Unidade Saúde da Família do Alto da Conquista, fica localizada na rua Tijuca, s/n, naquela comunidade, tendo como acesso a ladeira do Giz.

Tags desta notícia: , , ,