Notícias

Vacinadores de Olinda são capacitados sobre Sistema de Informação

Novo método substitui modelo antigo de arquivamento das informações da caderneta de vacinação

Publicado por: Secom, em: 07/02/17 às 10:51

Vacinadores da rede de Olinda recebem treinamento de informação. Foto: Pedro Morais/Secretaria de Saúde de Olinda.

Técnicos de enfermagem que trabalham na sala de vacinas das unidades de saúde da rede de Olinda passaram por uma capacitação sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). O treinamento começou quinta-feira (2) e foi concluído nesta terça-feira (07.02), no auditório da Policlínica João Barros Barreto, Carmo. A Secretaria de Saúde da cidade mobilizou 50 profissionais da área.

A capacitação foi ministrada pelo técnico do PNI do Estado, Eraldo Gouveia, com apoio da coordenadora do PNI de Goiana, Tais Lemos. A implantação do SI propõe informatizar os dados registrados na caderneta de vacinação do paciente, substituindo a caderneta espelho, essa arquivada na unidade de saúde.

O técnico Eraldo Gouveia destaca a importância da implantação do Sistema. “O objetivo é deixar registradas na unidade as informações sobre o paciente. Já incrementamos em muitos municípios do Interior, agora estamos trabalhando na Região Metropolitana do Recife”, disse otimista.

A funcionária que trabalha na unidade de Vila Popular, a técnica de enfermagem Maria do Socorro, também enalteceu a eficácia do sistema. “Agora vai ser bem melhor, pois as mães perdem a caderneta de vacinação e com o novo sistema vai facilitar identificar as vacinas que a criança recebeu”, explicou.

A meta da Secretaria de Saúde de Olinda, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação Programa Nacional de Imunização do município, é atingir 100% do Sistema de Informação implantado em toda rede do município.

Pular para o conteúdo