Saúde

Publicado em 07/02/17 às 10:51 | Atualizado em 07/02/17 às 10:53

Vacinadores de Olinda são capacitados sobre Sistema de Informação

Novo método substitui modelo antigo de arquivamento das informações da caderneta de vacinação

Por Pedro Morais

Vacinadores da rede de Olinda recebem treinamento de informação. Foto: Pedro Morais/Secretaria de Saúde de Olinda.

Técnicos de enfermagem que trabalham na sala de vacinas das unidades de saúde da rede de Olinda passaram por uma capacitação sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). O treinamento começou quinta-feira (2) e foi concluído nesta terça-feira (07.02), no auditório da Policlínica João Barros Barreto, Carmo. A Secretaria de Saúde da cidade mobilizou 50 profissionais da área.

A capacitação foi ministrada pelo técnico do PNI do Estado, Eraldo Gouveia, com apoio da coordenadora do PNI de Goiana, Tais Lemos. A implantação do SI propõe informatizar os dados registrados na caderneta de vacinação do paciente, substituindo a caderneta espelho, essa arquivada na unidade de saúde.

O técnico Eraldo Gouveia destaca a importância da implantação do Sistema. “O objetivo é deixar registradas na unidade as informações sobre o paciente. Já incrementamos em muitos municípios do Interior, agora estamos trabalhando na Região Metropolitana do Recife”, disse otimista.

A funcionária que trabalha na unidade de Vila Popular, a técnica de enfermagem Maria do Socorro, também enalteceu a eficácia do sistema. “Agora vai ser bem melhor, pois as mães perdem a caderneta de vacinação e com o novo sistema vai facilitar identificar as vacinas que a criança recebeu”, explicou.

A meta da Secretaria de Saúde de Olinda, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação Programa Nacional de Imunização do município, é atingir 100% do Sistema de Informação implantado em toda rede do município.

print