Destaque

Publicado em 29/05/17 às 11:12 | Atualizado em 29/05/17 às 11:15

Maio Amarelo comemora bons resultados em Olinda educando para um trânsito mais seguro

Durante todo o mês, campanhas educativas ganharam as ruas, escolas e estabelecimentos comerciais, chamando a atenção para o problema

Por Marcilio Albuquerque

Foto: Thiago Bunzen/Prefeitura de Olinda

 

Um encontro na orla de Olinda comemorou os resultados positivos do movimento Maio Amarelo, representando conscientização e mudança de hábitos para a redução de acidentes no trânsito da cidade. Durante todo o mês, campanhas educativas ganharam as ruas, escolas públicas e privadas, além de estabelecimentos comerciais, chamando a atenção para o problema. As ações, coordenadas, neste domingo (28.05), pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, envolveram adultos e crianças, colocando como palavra de ordem a segurança para pedestres, ciclistas e condutores.

O encerramento do Maio Amarelo deste ano trouxe uma festa para a praia do Bairro Novo, nas proximidades do antigo quartel do Exército, contando com orquestra de frevo e até boneco gigante. Quem circulou pela orla recebeu orientações e ainda conferiu a distribuição de brindes, como squeezes, canetas e bonés. Os motoristas também receberam os chamados “lixitos”, sacolas que evitam o descarte irregular de lixo pela janela do carro. Não faltou animação. O calendário de atividades contou com ações em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran-PE), por meio da Turma do Fom Fom. Restaurantes foram visitados e várias blitze foram montadas em pontos estratégicos.

No balanço das ações em Olinda, também foram emitidos 75 cartões de estacionamento para idosos, gestantes e deficientes. De acordo com o secretário-executivo de Transportes e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro, os bons resultados devem refletir uma direção mais segura, reduzindo os índices de mortalidade. Para ele, passos simples podem fazer a diferença. “Usar o cinto de segurança é algo indispensável, assim como respeitar a velocidade máxima da via, observar a sinalização, e não ingerir bebida alcoólica se for dirigir. São mudanças que trazem ganhos para toda a sociedade”, destacou.

O Movimento
Maio Amarelo é uma mobilização nacional que tem o intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito. A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer e contra o HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.