Maio Amarelo em Olinda conta com orientação em bares, passeio ciclístico, palestras e campanhas educativas

Publicado por: Secom, em: 05/05/17 às 14:21
Por Marília Banholzer

Campanhas educativas para ciclistas e motociclistas, além de palestras em escolas particulares e municipais de Olinda compõem a programação do Maio Amarelo no município, promovida pela Secretaria de Transportes e Trânsito da cidade. O calendário de atividades conta com ações em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran-PE), por meio da Turma do Fom Fom, e a Secretaria Executiva de Esportes e Juventude de Olinda.

A primeira ação oficial do movimento Maio Amarelo em Olinda será realizada na noite desta sexta-feira (05), a partir das 19h, através de uma ação educativa entre os consumidores de bares e restaurantes localizados na cidade. O foco da atividade é orientar os motoristas sobre a Lei Seca e a importância de não beber se for dirigir. Arte educadores do Detran farão brincadeiras para incentivar a “eleição” do motorista da vez e orientar sobre cuidados que devem ser tomados no trânsito para evitar acidentes. Esta noite a ação percorrerá bares como Aritana, A Fábrica, Marisqueira, Espigão, entre outros.

No domingo (07), um passeio ciclístico realizado pelo 1º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (BPM) contará com um estande da Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda. A concentração está marcada para 6h e a saída prevista para 7h, na frente do batalhão, localizado na Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, nº 5075, em Rio Doce. Na ocasião, os agentes de trânsito da cidade oferecerão orientações sobre como praticar o ciclismo de maneira mais segura e regras de direção defensiva, por exemplo.

O MOVIMENTO

Maio Amarelo é uma mobilização nacional que tem o intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito. A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer e contra o HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.

PROGRAMAÇÃO MAIO AMARELO EM OLINDA

07.05 – Passeio ciclístico com Campanha Educativa; saída às 6h do 1º BPM de Olinda

08.05 – Palestra Maio Amarelo – Colégio Luiza Cora – 7 às 13h;

09.05 – Palestra Maio Amarelo – Santa Helena, em Rio Doce, com Turma do Fom Fom – 13 às 15h;

10.05 – Palestra Maio Amarelo – Escola Municipal CAIC – 7 às 13h;

11.05 – Palestra Maio Amarelo – Escola Municipal Monsenhor Fabrício- 7 às 13h;

12.05 – Palestra Maio Amarelo – Escola Municipal Izaulina de Castro, com Turma do Fom Fom – 7 às 13h;

15.05 – Campanha de orientação aos motoristas no Posto de Gasolina do Varadouro com Turma do Fom Fom – 7 às 13h;

16.05 – Campanha de orientação aos motoristas no Posto de Gasolina do Varadouro – 7 às 13h;

18.05 – Campanha de orientação aos motoristas no Posto de Gasolina do Varadouro – 7 às 13h;

21.05 – Ação no Alto da Sé – Lei Seca e Secretaria Executiva de Esportes e Juventude – 16 às 22h;

23.05 – Campanha sobre cartão de estacionamento – bancos Caixa Econômica Federal e do Brasil – a partir das 9h;

25.05 – Campanha sobre cartão de estacionamento (idoso e deficientes) – bancos Caixa Econômica Federal e do Brasil – a partir das 9h;

28.05 – Campanha Educativa com ciclistas; atividade na Beira-Mar, em frente ao Quartel – distribuição de brindes e orientações – a partir das 9h;

30.05 – Encerramento com Blitz Educativa com Lei Seca e Secretaria Executiva de Esportes e Juventude, bairro Carmo – 7 às 13h.