Publicado em 15/09/17 às 12:20 | Atualizado em 15/09/17 às 12:20

Olinda divulga programação da Semana Nacional de Trânsito com feira, passeio ciclístico e emissão de documentos

A proposta da Semana Nacional de Trânsito é reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito mundial, que hoje gira em torno de 1,3 milhão por ano

Por mariliabanholzer

As regras de trânsito serão abordadas em atividades lúdicas. Foto: arquivo/PMO

Entre os dias 18 e 25 deste mês é celebrada a Semana Nacional do Trânsito. Em Olinda as ações da Secretaria de Transportes e Trânsito do município têm início com uma cerimônia de abertura, na segunda-feira (18.09), às 13h, na Praça do Jacaré, bairro do Varadouro. Haverá apresentação de orquestra de frevo e a presença de bonecos gigantes. Na ocasião também serão distribuídos panfletos com informações sobre a programação da semana.

Na terça (19) e quarta-feira (20), o Trânsito de Olinda participará da XVII Feira de Educação de Trânsito do DETRAN/PE, que será realizada no Pátio de Eventos de Itapissuma, no Litoral Norte do Estado, das 10 às 16h. No local haverá um estande da Prefeitura de Olinda com atividades lúdicas relacionadas aos cuidados que devem ser tomados no trânsito.

Em paralelo às atividades desenvolvidas em Itapissuma, a Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda emitirá licenças de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Na terça o serviço será oferecido, das 9 às 15h, no Banco do Brasil de Bairro Novo. Já na quarta, no mesmo horário, o documento poderá ser emitido na Caixa Econômica Federal, também em Bairro Novo. Para solicitar a licença de estacionamento é necessário apresentar comprovante de residência, RG, CPF e um atestado médico em caso de pessoas com dificuldade de locomoção.

Haverá emissão da licença de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. Foto: Sandro Barros/PMO

Na quinta (21) e sexta-feira (22) será a vez da V Feira de Educação de Trânsito de Olinda. O evento será realizado na Praça do Carmo, bairro do Carmo, das 8 às 16h. Haverá 16 estandes montados por instituições parceiras do trânsito do município, como SAMU, HONDA, DETRAN-PE, BPRV, Sinal Vidas, Sirga, entre outros. A Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda também estará presente com um estande repleto de atividades educativas e uma oficina de reaproveitamento de papel. Ainda haverá um circuito de bicicleta montado e brinquedos para diversão das crianças.

No sábado não há atividades externas previstas, apenas os últimos ajustes para a realização de um passeio ciclístico que será realizado no domingo (24), a partir das 7h, na beira mar de Olinda. A concentração será na Praça Duque de Caxias, em frente ao antigo quartel da Polícia do Exército. A saída do passeio está marcada para 8h, com um trajeto de 6,5 km que percorrerá algumas das principais vias da cidade, retornando na Praça do Carmo e voltando para o ponto de partida. Ao final do evento haverá sorteio de brindes e de duas bicicletas.

Passeio ciclístico será realizado como encerramento das atividades de trânsito em Olinda. Foto: arquivo/PMO

Para participar do passeio, os interessados devem realizar inscrição no estande da Prefeitura de Olinda que estará montado a partir deste sábado (16) até o dia do evento. O cadastro pode ser feito das 9 às 15h, na própria Praça Duque de Caxias, em Bairro Novo, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível que será doado a uma instituição social da cidade. As primeiras 200 pessoas que se inscreverem receberão uma camisa alusiva à Semana Nacional de Trânsito.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO – Como tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, as ações da Semana Nacional do Trânsito visam abordar a ‘Década de Ações para a Segurança Viária’, movimento proposto pela ONU e que tem a proposta de reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito mundial, que hoje gira em torno de 1,3 milhão por ano.

Tags desta notícia: , , , ,