Destaque

Publicado em 12/04/17 às 14:47 | Atualizado em 12/04/17 às 14:47

Agentes de trânsito de Olinda orientam motoristas para não estacionar em vagas de idosos e deficientes

O Hiper Bompreço de Casa Caiada foi o primeiro local visitado pela equipe

Por Juliana Nascimento

Agentes de trânsito de Olinda realizaram nesta quarta-feira (12.04) a primeira ação educativa para orientar a população sobre a importância de não ocupar indevidamente as vagas de estacionamento destinadas aos idosos e deficientes. O primeiro ponto inspecionado foi o Hiper Bompreço, em Casa Caiada. Os profissionais da Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com a turma do fom fom,  entregou panfletos informativos sobre a legislação e orientou os motoristas sobre as leis.

Além das orientações, os agentes estavam com um ponto de cadastro do cartão voltado para o idoso e pessoa com deficiência, na entrada do supermercado. Para ter direito ao serviço, os interessados precisaram levar documentos como RG, CPF, comprovante de residência no nome do próprio beneficiário e laudo médico, no caso do deficiente.

Os estacionamentos devem contar com 5% das vagas destinadas para os idosos e 2% para deficientes e ainda devem conter placas e sinalizações indicando o lugar prioritário. De acordo com Código Brasileiro de Trânsito, a multa para quem estacionar o veículo nas vagas voltadas para esse público é de infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e ainda dar o direito de remoção do automóvel.

O aposentado, João Alves de 77 anos foi ao supermercado e aproveitou para tirar o cartão do idoso e ficou satisfeito com a iniciativa. “Acho bom esse tipo de ação, pois já cansei de procurar vaga nos supermercados e shoppings e não encontrar porque algum jovem já havia estacionado, e com os agentes aqui informando tenho direito a minha vaga”, comentou.

“Hoje a primeira ação foi aqui no Hiper Bompreço, mas pretendemos levar essa conscientização para outros locais nas próximas semanas”, explicou o Secretário Executivo de Transporte e Trânsito, Jonas Ribeiro.

No ato da emissão do cartão, os agentes de trânsito também estavam entregando um kit contendo panfleto e um bafômetro descartável. O benefício também pode ser retirado na Secretaria de Transporte e Trânsito de Olinda, que fica localizada na Estrada do Bonsucesso, número 306. O atendimento é das 8 às 13h30.