Publicado em 25/04/16 às 17:43 | Atualizado em 11/05/16 às 17:05

Quarta-feira (27) é a vez de Peixinhos discutir mobilidade

A comunidade irá participar de encontro com técnicos da Prefeitura e das instituições envolvidas na elaboração do Plano de Mobilidade de Olinda (PLAMOB). A discussão será no CAIC, a partir das 16h

Por Ana Cláudia Ribeiro

estudo-portal-Reuniões-Peixinhos---PLAMOB-25-04-16

ERRATA: A reunião com a população do bairro de Peixinhos ocorreu na terça (26).

Na próxima quarta-feira (27), acontece a segunda reunião com as comunidades para discutir o Plano de Mobilidade de Olinda (PLAMOB). Desta vez o encontro será no CAIC Norma Coelho, em Peixinhos, às 16h. O objetivo da reunião é o de discutir com a população questões de mobilidade para o bairro.

Segundo o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Oswaldo Lima Neto, “o diálogo com a população é fundamental para chegar a um diagnóstico dos problemas e possíveis soluções para a mobilidade em Olinda”.

A primeira reunião, ocorrida na última quarta-feira (20) em Rio Doce, teve boa adesão, com muitos moradores participando da construção do plano e dando suas opiniões, dentro do que consideram importante para a mobilidade do bairro, como Edmilson Fernando, presidente da Associação dos moradores da Primeira e Segunda Etapa de Rio Doce. “Eu estou muito feliz, porque acho esse debate sobre a construção do plano de mobilidade muito importante. Rio Doce por exemplo é uma cidade dentro de outra cidade, já que somos o bairro com maior população de Olinda, com muitas avenidas, paradas de ônibus, e pensar mobilidade não é só pensar no carro. Tem gente que reclama, mas só reclamar não adianta, pois temos de participar e é isso que estamos fazendo aqui”, disse.

Assim como na primeira reunião, participarão do evento todas as instituições envolvidas da elaboração do Plamob, como: técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito; do WRI Brasil Cidades Sustentáveis (organização internacional que está cooperando com a Prefeitura) e da Tectran, empresa contratada para elaborar o Plano.

Plano de Mobilidade de Olinda (Plamob/Olinda)

O PLAMOB/Olinda será o instrumento norteador da efetivação da Política Nacional de Mobilidade (expressa na Lei 12.587/12) para o município. Nele estarão contidos os princípios, objetivos e diretrizes a serem adotados na gestão municipal para garantir a preservação dos direitos de locomoção, acessibilidade e preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade, levando em consideração um período de 10 anos.

Tags desta notícia: , , , ,