Grafites passam a colorir a Avenida Olinda

A iniciativa  tem como  propósito renovar  o visual  da entrada da cidade e melhorar a recepção dos turistas

Publicado por: Secom, em: 17/01/17 às 12:34

Novo grafite em placa de concreta na Avenida Olinda (Foto: Weverton Melo/Pref. de Olinda)

Com o objetivo de proporcionar uma melhor acolhida a quem visita a Cidade Patrimônio, a Secretaria de Turismo Desenvolvimento Econômico e Tecnologia (SETURDE) de Olinda iniciou nesta terça-feira (17.01) a Operação Boas Vindas. A primeira atividade envolveu  a grafitagem de treze placas de concreto situadas na Avenida Olinda, principal via de acesso para o Sítio Histórico. Foram convidados quatro artistas para a criação dos murais, que deverão saudar os visitantes em vários idiomas. A equipe de grafiteiros é formada por Arbos, Asak, Carlos André e Kronus.

A Operação Boas Vindas conta com as participações de quatro secretarias municipais e cinco instituições para aprimorar questões como trânsito, atendimento em saúde e promover apresentações culturais nos dias em que cruzeiros atracarem no Porto do Recife, durante toda a temporada de navios.

A intervenção artística está sendo realizada em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojista de Olinda (CDL), que custeará todo o material necessário. O artista plástico Félix Farfun foi chamado para coordenar a grafitagem. Ele acredita que a ação tornará a cidade mais bonita e traz um caráter educativo. “Além de se tratar de um resgate cultural, onde podemos retratar imagens do carnaval, por exemplo, vamos conscientizar as pessoas, ao lembrar que pichação é crime, mas o grafite é arte”, destacou.

As demais ações da Operação Boas Vindas, seguem na quinta-feira (19), quando circularão os primeiros três mil turistas, advindos do navio Costa Luminosa.  Serão realizadas ações pelas secretarias de Patrimônio e Cultura, Transportes e Trânsito, Serviços Públicos e Saúde, além de outras instituições. Entre elas a Associação dos Empreendedores do Sítio Histórico de Olinda (AESHO), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e as faculdades Facottur e FOCCA.

De acordo com o secretário de Turismo Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, João Luiz, as ações deverão prosseguir até abril, quando ancora o último cruzeiro desta temporada. “O grande desafio é tornar a cidade melhor para o aumento do fluxo de visitantes, num curto espaço de tempo pela Cidade Patrimônio, para que os turistas e moradores fiquem confortáveis”, disse.