1° Conselho Local de Saúde toma posse em Cidade Tabajara

Equipe gestora será implantada na unidade do Programa Saúde da Família daquela comunidade

Publicado por: Secom, em: 01/07/11 às 11:46
Comunidade de Cidade Tabajara ganha primeiro Conselho Local de Saúde - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Será realizada nesta sexta-feira (01/07) a cerimônia de posse do 1º Conselho Local na unidade do Programa Saúde da Família de Cidade Tabajara, Olinda. A eleição aconteceu no dia 20 de maio totalizando 160 votos, sendo os vencedores os integrantes da Chapa I, a titular Josefa Maria da Silva e o suplente João Ferreira, que obtiveram 141 votos.

A posse, que demonstra resultado de uma gestão democrática e participativa, tem início às 18h no primeiro andar da Padaria Max-Pan, na Avenida Potiguar, naquele bairro. Marcam presença ao encontro gestores, conselheiros e comunidade.

Toda população está convidada a participar do evento, assim como foi essencial a participação de todos nas eleições. O titular e o suplente são responsáveis por fiscalizar como anda o atendimento nos postos e informar aos gestores o grau de satisfação da comunidade. Trabalhar para melhorar as condições de saúde para a população local.

CONSELHO LOCAL – A iniciativa da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Olinda, com a implantação do Conselho Local, é fortalecer cada vez mais o controle social na gestão do sistema de saúde. É com esse propósito que plenárias foram realizadas com a participação e apoio da comunidade para a implantação do 1º Conselho.

O processo de implantação faz parte do Plano Semestral de trabalho do Conselho, que na 33ª Sessão Ordinária realizada em 9/12/10 aprovou a implantação do Conselho Local no PFS de Cidade Tabajara; primeira semana de fevereiro, reunião com a gerente do Distrito Sanitário II; 24/2/11, sessão Extraordinária do CMS aprovando o regimento interno do Conselho Local; e 18 de março, reunião com as equipes de saúde da comunidade sobre o tema Controle Social – contextualização do tema na política da saúde.