10ª Conferência Municipal de Saúde discutiu gestão da saúde em Olinda

No evento, delegados eleitos durante as Plenárias Distritais discutiram propostas para a gestão da saúde no município

Publicado por: Secom, em: 18/07/11 às 9:59
Evento discutiu a qualidade da saúde para trabalhadores - Foto: Secretaria de saúde de Olinda

Evento discutiu a qualidade da saúde para trabalhadores - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda, através da Coordenadoria de Planejamento em Saúde, realizou nos dias 14 e 15 de Julho no Teatro Beberibe – Centro de Convenções de Pernambuco, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda. Este ano, a atividade teve como tema: Todos usam o SUS! Qualidade de Saúde para trabalhadores e usuários Olindenses.

Estiveram presente na abertura do evento, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, a secretária de saúde de Olinda, Tereza Miranda, a secretária executiva de saúde, Cristina Menezes, o vereador Nino Lins, a secretária-executiva de atenção à saúde, Tereza Campos, entre outros.

Durante a conferência foram discutidas propostas para a gestão da saúde no município, no estado e no país, subsidiando assim a construção das Conferências Estaduais e Nacional. Portanto, a temática que foi tratada esteve em consonância com a Nacional.

O evento contou com cerca de 300 participantes dos quais 240 Delegados. A Secretaria de Saúde indicou 26 delegados que fizeram parte das Coordenações de Saúde e participaram da conferência como representantes do segmento da gestão, tendo direito à voz e voto.

No segundo dia do evento, cinco Grupos de Trabalhos (eixos) orientaram a construção das seguintes propostas:

Acesso e acolhimento com qualidade: O desafio de reestruturar a atenção básica

Palestrante: Rodrigo Lima; Coordenador de Atenção Básica (SES-PE);

Redes de Atenção à Saúde

Palestrante: Cristina Sete; representante do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS);

Financiamento da Saúde

Palestrante: Adriana Falangola, representando a UFPE;

Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Palestrante: Paulette Cavalcanti, do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM-Fiocruz);

Avanços e Desafios para o Controle Social

Palestrante: Itamar Lages, da UPE.