Notícias

11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte

Um dos principais eventos de cultura da cidade acontece entre 24/11 e 04/12, dando início às comemorações dos 30 anos de Patrimônio Cultural, além de render homenagem ao artista plástico José Cláudio

Publicado por: adminolinda, em: 23/11/11 às 10:16
Coletiva de Imprensa do 11º Olinda Arte em Toda Parte. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Coletiva de Imprensa do 11º Olinda Arte em Toda Parte. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A 11° edição do Olinda Arte em Toda Parte volta o olhar para si mesma ao escolher como tema “30 anos de Patrimônio Cultural: a Cidade e a Paisagem“. O evento marca o início das comemorações do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido à cidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1982. Este ano, uma das maiores mostras coletivas de artes visuais do país, homenageia ainda o artista plástico José Cláudio, um dos mais importantes expoentes da pintura de paisagem no Brasil. O Olinda Arte em Toda Parte é uma realização da Prefeitura de Olinda. “O Olinda Arte em Toda Parte é um dos grandes eventos da agenda cultural da cidade. Nosso esforço é estimular os artistas da cidade e a visitação dos espaços de artes plásticas ao longo do ano”, afirmou o prefeito Renildo Calheiros.

Ao colocar como tema a “pintura de paisagem”, OATP celebra uma das mais expressivas manifestações artísticas praticadas em Olinda, desde Frans Post a Eckhout. Segundo o curador da mostra, o artista plástico Raul Córdula, “o registro da paisagem permitiu o surgimento e amadurecimento de vários artistas que contribuíram para um grande conjunto de obras que nos dá uma visão completa da cidade a partir de suas abordagens particulares.” Nesse sentido, os trabalhos de José Cláudio trouxeram um novo fôlego à prática da pintura de paisagem. Em suas telas estão os registros da dinâmica entre os tipos humanos e o ambiente que os cercam de forma espontânea e livre, rompendo com os elementos formais pictóricos.

Nesta edição, o Olinda Arte em Toda Parte terá a participação de 311 artistas em mais de 70 ateliês espalhados pelas ladeiras. Durante 12 dias, pernambucanos e visitantes encontrarão uma grande galeria de arte, plural, servida em diversas técnicas, estilos e tendências, num banquete sensorial para todos os gostos. A programação também oferece oficinas abertas ao público, exposições, encontros poéticos, exibições de vídeos, varal fotográfico e debates; além de bares, restaurantes, ateliês permanentes, museus, igrejas e espaços criados especialmente para a mostra gratuita.

ABERTURA – Na quinta-feira, 24 de novembro, às 19h, acontece a solenidade de abertura do Olinda Arte em Toda Parte, com individual do artista José Cláudio, no salão de exposição do Palácio dos Governadores. Logo após, as pessoas poderão fazer o circuito das outras quatro exposições que marcam a abertura do evento: “Exposição em Homenagem ao Ateliê Coletivo”, com a participação dos artistas Eduardo Araújo, Gil Vicente, Giuseppe Baccaro, Guita Chafriker, José Barbosa, José Claudio, José de Barros, Luciano Pinheiro e Samico, no Mercado da Ribeira; exposição “Paisagistas de Olinda”, que reúne os artistas Alberto Simões, Antenor Vieira de Melo, Humberto Magno, Laura Gondim, Liliane Dardot, Mané Tatu, Marcos Cordeiro, Maria Carmem, Marise Cirne, Rê Rodrigues, Roberto Ploeg, Tereza Costa Rêgo, Tiago Amorim e Walter Freitas, no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); exposição “Os Naïfs”, com Ceça Ramos, Edson de Carvalho, Elizângela da Palafitas, Inge do Amparo, Ivone Mendes, J. Calazans, Katia Ondina, Marcelo Lima, Marcos Amorim, Rubens Trindade, Sergio Vilanova, Shirley Lins e Zé Som, no Museu de Arte Sacra de Pernambuco; e a exposição “Pintores do Sobrado”, com os artistas Álvaro Caldas, André Valença, Antônio Mendes, Armando Garrido, Fernando Areias, Marcelo Peregrino, Mauricio Arraes e Sandro Maciel.

NOVIDADE – Uma das novidades para esta edição é o Guia de Artes Plásticas da Cidade (substituindo o catálogo de arte). Neste guia, organizado por ruas, se encontram os roteiros dos ateliês permanentes, com seus artistas e principais criações; além de um mapa da cidade alta, com pontos de identificação para facilitar o acesso do público. A publicação será atemporal com distribuição ao longo do ano, em diversos pontos estratégicos do setor turístico. Ao todo, serão seis mil exemplares.

AÇÕES FORMATIVAS – Com preocupação também em preencher a programação com ações formativas, o Olinda Arte em Toda Parte, conta com oficinas, palestras e bate-papos entre artistas e público interessado. Através destes encontros entre apreciadores e criadores, é possível estabelecer um diálogo amplo que estimula os participantes a ir além da observação da arte, com a oportunidade de debater, refletir e criar junto com os artistas convidados para esta ação.

No Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá -, na próxima segunda-feira (28/11, às 19h) será realizada palestra sobre “Editais do IBRAM para a Memória e Acervos”, com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); no dia seguinte (terça-feira, 29/11, às 19h), com o tema “Banco do Nordeste e as Políticas para a Cultura: Circulação, Fomento e Crédito”, palestra Tibico Brasil, do Centro Cultural Banco do Nordeste; na quarta-feira (30/11, às 19h) a discussão será “A Copa de 2014 e a Cultura”, com palestra de Juana Nunes, representante da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC). Já na sexta-feira (02/12, às 19h) vai acontecer “Roda de Conversa”, com Lisbeth Rebolo, presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e o artista Raul Córdula, curador da OATP; com a participação de Antenor Vieira de Melo, Maria do Carmo Nino, Sebastião Pedrosa e Zé Claudio, artista homenageado. E no sábado (03/12, às 16h) outra “Roda de Conversa”, dessa vez com a participação do artista Raul Córdula, curador da OATP, do artista Xico Chaves, diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte e do artista Fernando Duarte, secretário de Cultura do Estado de Pernambuco.

Entre as oficinas, a de “Pintura”, com Antônio Mendes (entre 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro. 20 vagas para alunos a partir de 15 anos. Das 14h30 às 17h30, no Coreto da Praça do Carmo); a de Pintura para Crianças, com Leide Melo (entre 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro, 15 vagas. Das 14h30 às 17h30, no Coreto da Praça do Carmo);  e a oficina de Xilografia, com José Altino (entre 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro, 20 vagas. Das 14h30 às 17h30, no Instituto Histórico).

Já a partir de uma parceria com o núcleo de Artes Plásticas da Aeso (Faculdades Integradas Barros Melo), a mostra abrigará uma série de encontros. Estão programadas três oficinas – “Gipsogravura”, “Land Art” e “Olinda Arte Jovem VII” (Projovem Adolescente/ Olinda); e ainda “Varal Fotográfico”, exposição de fotografias de alunos da Aeso; e a exposição “Olinda Arte VII”,  que abraçam o tema da paisagem sob diversas expressões, como artes plásticas, design e fotografia. Além disso, serão realizados debates sobre prática artística, poéticas contemporâneas, campo da arte e legitimidade artística e prática artística e direito.

Esta parceria entre a prefeitura e a Aeso reforça o compromisso com o universo artístico de Olinda. Firmado em maio deste ano, por meio de um convênio de cooperação educacional. A ação é realizada através do Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados, da secretaria de Patrimônio e Cultura.

GASTRONOMIA – Enquanto o Olinda Arte em Toda Parte oferece um banquete de cores, formas e estilos aos seus visitantes, os restaurantes do sítio histórico abrem suas portas para participar do tradicional circuito gastronômico, durante o almoço e jantar. São 22 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, cafés e sorveterias. Entre os destaques, o Jerimum Camarão Pitanga, da Oficina do Sabor, em alusão ao mestre Gilberto Freyre; a Paella Cultural, do Restaurante Tribuna Sabores Ibéricos; e a Açorda de Camarão do Blues Bar e Pizzaria, desenvolvido em homenagem aos 30 anos de Patrimônio Cultural. Alguns estabelecimentos também serão palco de exposições e outras de intervenções artísticas durante a programação da mostra, unindo artes plásticas a culinária.

Serviço

11° Olinda Arte em Toda Parte
Quando: De 24 de novembro a 04 de dezembro de 2011
Onde: Nas ladeiras do sítio histórico de Olinda, em Pernambuco, Brasil. Acesso gratuito.
Mais informações: www.olindaarteemtodaparte.com.br

%d blogueiros gostam disto: