Notícias

Valorização da autoestima e promoção da saúde de idosos marcam olímpiadas em Olinda

Competições, que reuniram mais de 300 pessoas da boa idade, serão inseridas no calendário esportivo da cidade

Publicado por: Juliana Nascimento, em: 01/12/17 às 17:12

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alegria e vitalidade. Esses foram os sentimentos de quem participou e organizou a Olimpíada Participativa da Pessoa Idosa, no ginásio da Vila Olímpica, em Rio Doce. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Olinda começou na terça-feira (28.11) e teve o encerramento oficial nesta sexta-feira (1.º). A programação contou com a participação aproximadamente 300 idosos, entre grupos e associações do município. O secretário executivo de Esportes, Chiquinho, e a primeira dama da cidade, Cláudia Cordeiro, prestigiaram o evento e entregaram medalhas para os vencedores.

Entre as modalidades esportivas realizadas durante a semana, destaques para handebol, vôleibol, futsal, basquete e dança. Dona Nailde Borges, 77 anos, ressaltou que o mais importante não foi a premiação e sim o prazer de se exercitar, ela ficou bastante satisfeita com a Olimpíada. “Vim todos os dias e gostei de tudo não consigo dizer o que mais me trouxe prazer”. Dona Vânia Souza, 73 anos, apesar das pernas doídas, o que não a incomodou, foi bem enfática no que mais curtiu: a dança da discoteca com músicas dos anos 60 e 70.

Mesmo com a presença massiva do público feminino, alguns homens também participaram, como o presidente da Associação dos Idosos da 4ª Etapa de Rio Doce, Antônio Lopes, 81 anos. “Sou professor de educação física e como já joguei muito handebol, vôleibol e outros esportes vim aqui para ser o técnico delas”, comentou entusiasmado.

A Olimpíada Participativa da Pessoa Idosa é um evento que pretende ocorrer nos próximos anos, como destaca o secretário executivo de Esportes, Chiquinho. “É um prazer para nossa equipe promover esse tipo de atividade voltada à  terceira idade. Eles têm aqui a oportunidade de exercitar corpo e mente. A dedicação é de todos nós e do prefeito Lupércio de incentivar esse tipo de ação. Estamos muito felizes com a iniciativa e vamos realizar nos próximos anos”.

A primeira dama, Cláudia Cordeiro, também destacou a Olimpíada. “É uma forma de estimular e incentivar os idosos a praticar atividades físicas que propiciem prazer físico e mental”.

%d blogueiros gostam disto: