Notícias

Educação de Olinda implanta o programa ‘Educar pra Valer’

A parceria foi firmada durante viagem a cidade do Crato, no Ceará

Publicado por: Redação da Secom, em: 08/02/19 às 13:59

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou, na tarde desta quinta-feira (7), um acordo de cooperação técnica com a Associação Bem Comum. A parceria foi firmada durante viagem a cidade do Crato, no Ceará, voltada para a troca de experiências e práticas exitosas na educação. A medida tem como finalidade a implantação do programa “Educar pra Valer”, apoiado pela Fundação Lemann. Com a implantação em Olinda, haverá formação continuada para os professores, gestores escolares e técnicos, tendo como objetivo principal a universalização da alfabetização das crianças até os sete anos de idade, bem como a elevação dos indicadores da rede de ensino.

O programa é pautado na experiência vivenciada no município cearense, tendo apresentado o melhor resultado em educação do Brasil. A comitiva de Olinda participa da segunda edição do Seminário Educar pra Valer, que se estende até esta sexta-feira (8), e conta com a participação de prefeitos e lideranças da educação oriundas de diversos municípios brasileiros. O gestor municipal está acompanhado do secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto; o secretário-executivo de Esportes, Chiquinho; a secretária-executiva de Programas e Políticas Educacionais Edilene Soares; e a secretária-executiva de gestão, Lívia Álvaro.

Durante os dois dias do seminário, os participantes integrarão uma vasta programação, incluindo palestras com a presença de Cid Gomes (ex-ministro da Educação), Izolda Cela (vice-governadora do Ceará e ex-secretária de Educação de Sobral), entre outros convidados. A iniciativa se baseia em práticas e experiências que deram certo na cidade de Sobral, município do interior do Ceará que é referência na educação pública, sendo portadora do melhor do Ideb do país. O qualitativo (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostra que 77 das 100 melhores escolas públicas de ensino fundamental do país estão sediados no estado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Programa em Olinda

O programa Educar pra Valer terá duração de quatro anos. A partir do próximo mês de março, a estratégia vai realizar formação continuada para diretores escolares e coordenadores pedagógicos, além da equipe de assistentes técnico-pedagógicos. A capacitação abordará avaliação e monitoramento da aprendizagem. A escolha por Olinda se deu pela capacidade de crescimento que a Rede Municipal vem demonstrando, revelados por estudos realizados com dados dos últimos resultados do Ideb. O registro aponta crescimento de 4,0 para 4,5 pontos.

%d blogueiros gostam disto: