A arte de Bajado é tema de oficina de máscaras vivenciada por alunos da rede municipal

A iniciativa, realizada no Museu Regional de Olinda, começou nesta quarta-feira(06) e segue até o dia 08

Publicado por: adminolinda, em: 07/03/13 às 17:03
A pintura das máscaras foi baseada na obra de Bajado. - Foto: Jan Ribeiro

A pintura das máscaras foi baseada na obra de Bajado. – Foto: Jan Ribeiro

Uma aula de muita arte e criatividade para as crianças da Escola Municipal Duarte Coelho. Na tarde desta quarta-feira (06), dez alunos participaram de uma interessante oficina de máscaras no Museu Regional de Olinda (MUREO). Com a temática “Arte de Bajado”, as crianças fizeram uma releitura das obras do artista e aprenderam um pouco mais da sua história e trajetória em Olinda.

As máscaras foram confeccionadas a partir da técnica de papietagem, ou seja, a colagem de pequenos pedaços de papéis. Depois de entregues às crianças, o primeiro passo para a decoração do adereço, conforme o tema apresentado, foi o de pincelá-lo com uma camada de PVA branco e deixá-lo secar ao sol. A seguir, os alunos reproduziram em ofício a obra de Bajado que mais agradou a cada um. A partir daí, a criatividade foi repassada para as máscaras que, muito coloridas e cheias de estilo, foram, aos poucos, arrancando sorrisos de satisfação dos pequenos artistas.

A oficina foi ministrada pelos artistas plásticos Ana Albuquerque e Biam Dhifá. “Essa conexão do museu com as escolas é muito importante. Quem sabe daqui não vai sair algum artista?”, indaga, satisfeito, Biam, ressaltando ainda que tornou-se um artista devido a projetos como este.

A iniciativa será estendida até a sexta-feira(08), sempre a partir das 14h. A proposta é que cerca de 40 crianças da rede municipal de ensino participem. A ideia é fazer um arrastão no dia 12 de março e aproveitar para inaugurar os adereços exclusivos e produzidos especialmente para homenagear Olinda, a grande aniversariante do dia.

Outras informações:

Fone – 3184  3159