Abertas as inscrições para Eleição do Conselho Municipal da Igualdade Etnicorracial

Podem participar entidades civis que atuem na promoção, defesa e garantia da Política de Promoção de Igualdade Etnicorracial no município. As inscrições ocorrem até o dia 10 de agosto

Publicado por: adminolinda, em: 04/08/15 às 18:41

ATUALIZAÇÃO – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos prorrogou inscrições para a Eleição das Entidades da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Etnicorracial de Olinda até o dia 18 de agosto.

Até o dia 10 de agosto estão abertas as inscrições para Eleição das Entidades da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Etnicorracial de Olinda da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

Terão direito a participar das eleições, as entidades da sociedade civil constantes na relação de entidades habilitadas e aptas junto à Comissão Eleitoral e também ter registro legal, sede e atuação de um ano no mínimo no município de Olinda e que atuem na promoção, defesa e garantia da Política de Promoção da Igualdade Etnicorracial.

Aqui em Olinda, a Coordenadoria de Negros e Negras da SDSCDH luta para implementar a igualdade etnicorracial no nosso município. De acordo com Ana Santana, Diretora de Promoção e Defesa da Cidadania de Olinda, e Coordenadora Interina de Negros e Negras do município, “Já existe um trabalho voltado à formação de professores para adequação à Lei 10.639 (que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana), e é feito acompanhamento e apoio das atividades dos terreiros da cidade”.

Na área de Saúde, o município também oferece uma ação específica para a população negra que é o Programa de Doença Falciforme. “Nas maternidades de Olinda, é feito o diagnóstico precoce da doença de anemia falciforme pelo teste do pezinho. A população adulta pode fazer o exame em qualquer posto de saúde da cidade que colete sangue”, lembra Conceição Silva, Coordenadora da Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde de Olinda.

INSCRIÇÕES – As entidades interessadas em compor o COMPRIR/Olinda, como é conhecido o Conselho, para o mandato de 2015/2017 deverão se inscrever no período de 27 de julho a 10 de agosto deste ano, das 9h às 14h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, situada na Av. Getúlio Vargas nº 536, Bairro Novo.

Confira o Edital das Eleições do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Etnicorracial de Olinda