Notícias

Abertas inscrições para 1º Conferência de Educação Étnico Racial da Cidade de Olinda

Evento visa discutir a inclusão da história afro-brasileira e indígena no currículo das escolas do município de Olinda

Publicado por: Secom, em: 05/05/10 às 18:55
Grupo de Caboclinhos na concentração para o desfile

Grupo de Caboclinhos, expressão da cultura indígena - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Começa nesta quinta-feira (06) e vai até a quarta-feira (12), as inscrições para a 1º Conferência de Educação Étnico Racial da Cidade de Olinda, que acontece no dia 13 de maio, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Rua 15 de Novembro, Carmo.

Os interessados em assegurar antecipadamente sua participação no evento devem procurar a Coordenadoria dos Negros e Negras de Olinda, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, na Avenida Getúlio Vargas, n° 536, Bairro Novo, Olinda. São 120 vagas sendo 50 para sociedade civil organizada, 50 para membros do governo, 10 para observadores e 10 para convidados.

O tema principal da conferência é a inclusão da história afro-brasileira e indígena no currículo escolar do município de Olinda. Na mesa de abertura do evento estarão presentes, o vice- prefeito, Horácio Reis, o coordenador da Coordenadoria de Negros e Negras, Adeíldo Araújo, a Secretária de Educação de Olinda, Leocádia da Hora, o representante do Fórum Estadual de Educação Étnico Racial, Josebias José dos Santos e o vereador Marcelo Santa Cruz.

Durante todo o dia serão discutidas propostas sobre dois sub-temas. Na parte da manhã será discutida a Implementação e suas Implicações Legais das Leis nº 10.639/03 e nº 11.465/08 no Ambiente Escolar e Social, com a participação da Secretária de Educação de Olinda, Leocádia da Hora e o vereador Marcelo Santa Cruz, e a tarde as Políticas Públicas e Mecanismos de Controle Social Potencializando a Educação Étnica Racial – Construção do Fórum de Educação Étnico Racial do Município de Olinda, com o vereador Jorge Prestanista, o representante do Fórum Estadual de Educação Étnico Racial, Josebias José dos Santos e um membro do Movimento Negro do Fórum Estadual, Marta Almeida. Além disso, caberá aos participantes elegerem 10 delegados da sociedade civil e do governo, que tomarão posse no Fórum Municipal de Educação Étnico Racial.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Olinda por intermédio das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos em conjunto com a coordenadoria dos Negros e Negras de Olinda.

Programação:

Local: Auditório da Secretaria de Educação de Olinda.
Dia: 13 de maio de 2010
Horário: 9h às 17h

  • 08h às 10h – Credenciamento
  • 09h – Mesa Política – Leitura e Aprovação do Regimento
  • 09h30 – “A Implementação e suas Implicações Legais das Leis nº 10.639/03 e nº 11.465/08 no Ambiente Escolar e Social”
    Expositores:
    Leocádia da Hora – Secretária de Educação – SEDO, Vereador Marcelo Santa Cruz
    Coordenação da Mesa:
    Ana Cristina – Assessora da Diretoria de Ensino – SEDO
  • 11h30 – Plenária
  • 12h30 – Almoço
  • 14h00 – “Políticas Públicas e Mecanismos de Controle Social Potencializando a Educação Étnica Racial – Construção do Fórum de Educação Étnico Racial do Município de Olinda”
    Expositores:
    Ver. Jorge Prestanista, Josebias José dos Santos – Fórum Estadual de Educação Étnico Racial, Marta Almeida – Membro do Movimento Negro do Fórum Estadual
    Coordenação da Mesa: Adeildo Araújo – Coordenadoria de Negros e Negras
  • 17h – Plenária
  • 18h – Eleição e Posse do Fórum Municipal
    Coordenação da Mesa: Fórum Estadual de Educação Étnico Racial, Coordenadoria do Negros e Negras, SEDO – Educação Inclusiva Gênero/Etnia
  • 19h – Encerramento
%d blogueiros gostam disto: