Notícias

Ação de Saúde em Sapucaia e Águas Compridas

O objetivo foi identificar pessoas na comunidade infectadas com hanseníase e tuberculose

Publicado por: adminolinda, em: 14/06/11 às 12:37
Agentes de Saúde de Olinda identificam manchas de hanseníase - Foto: Secretaria de Saúde

Agentes de Saúde de Olinda identificam manchas de hanseníase - Foto: Secretaria de Saúde

Uma ação ocorrida na última terça (31) agentes de saúde de Olinda do Distrito I, que fazem parte do NASF visitou residências dos bairros de Sapucaia I e Águas Compridas. O objetivo da mobilização foi colher materiais e identificar moradores infectados com tuberculose e hanseníase.

Durante a ação, que aconteceu pela manhã, dez equipes de agentes comunitários de saúde (ACS) percorreram porta a porta e colheram materiais para serem encaminhados para exames. “A ação tem o objetivo de identificar pessoas infectadas com a doença, mas que não vêm ao posto de saúde” disse a diretora do Distrito I, Messulan Torres.

No final da atividade, as equipes de agentes de saúde colheram material de 123 pessoas para exames de tuberculose (escarro); e de hanseníase 101 exames, diagnosticado suspeita de cinco pacientes infectados.

As características da hanseníase é o aparecimento de mancha na pele acompanhada de insensibilidade, sendo o material colhido e levado para a policlínica de São Benedito para análise.

%d blogueiros gostam disto: