Notícias

Ação de Saúde movimenta cooperativa de lavadeiras nos Bultrins

A ação contou com café da manhã, aferição de pressão, teste de glicose e marcação de consultas médicas

Publicado por: adminolinda, em: 16/04/12 às 13:00
Lavadeiras receberam visita dos profissionais do NASF - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Lavadeiras receberam visita dos profissionais do NASF - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, lembrado no último dia 07, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde de Olinda, realizou na manhã de sexta-feira (13), na Cooperativa das Lavadeiras, em Bultrins, uma avaliação clínica para cadastramento e acompanhamento das associadas.

Um café da manhã regado a frutas e sucos foi oferecido para as 25 lavadeiras que fazem parte da cooperativa. Em seguida, houve palestra com foco na saúde, aferição de pressão e teste de glicose. “Nosso objetivo é investir nas relações interpessoais das lavadeiras e levar os profissionais de saúde ao seu local de trabalho para ouvir suas necessidades, já que muitas não têm tempo de ir ao posto de saúde”, disse a psicóloga do NASF 5, Gilza Estácio.

Uma das beneficiadas pela ação foi Maria das Neves, que há 25 anos trabalha na cooperativa. “Está sendo ótimo receber todos esses profissionais de saúde aqui no trabalho, já que eles fazem as marcações de consultas médicas aqui. Fica mais fácil pra gente que não tem tempo de ir ao posto de saúde”, disse a lavadeira.

A ação contou com a participação da equipe da Unidade Saúde da Família de Bultrins e Monte II, com dentista, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista farmacêutico e enfermeira. Toda a equipe fará visitas a cooperativa uma vez por semana durante seis meses.

%d blogueiros gostam disto: