Notícias

Ação educativa movimenta Dia Mundial Sem Tabaco em Olinda

Passageiros da Integração da PE-15 receberam serviços de aferição de pressão, teste de glicose (HGT), panfletagem e apresentações culturais

Publicado por: Secom, em: 05/06/12 às 11:33
Passageiro decide parar de fumar e joga maço de cigarro no lixo - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Passageiro decide parar de fumar e joga maço de cigarro no lixo - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Vida sim, cigarro não. Este foi o slogan da campanha que marcou o Dia Mundial sem Cigarro. E para comemorar, a Secretaria de Saúde de Olinda organizou uma ação educativa, na última quinta-feira (31), das 8h às 12h, no Terminal Integrado da PE-15, em Cidade Tabajara. O objetivo da atividade foi propor e fortalecer o controle do uso do tabaco entre os fumantes.

Empolgado com a ação, o montador Jorge Felinto, fumante desde os treze anos, decidiu parar de fumar. E, para provar que estava mesmo decidido, jogou fora ali mesmo seu maço de cigarros. “Venho a um bom tempo tendo dificuldade para respirar, com desânimo no trabalho e sem energia. Por isso, já vinha pensando em parar e essa ação me estimulou a largar o vício de vez”, afirmou.

Para quem quer deixar de fumar e não consegue, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs-ad) em Olinda, mantém um programa de controle ao tabagismo. Uma vez por semana, há o encontro de dependentes da nicotina com uma equipe formada por psicólogos e enfermeiros que fazem o acompanhamento e dão o suporte aos usuários. Além da distribuição de medicamentos, quando necessário. O programa também está sendo implantado na Policlínica São Benedito.

%d blogueiros gostam disto: