Notícias

Ação educativa orienta população no Dia dos Namorados em Peixinhos

Doenças como AIDS entre outras sexualmente transmissíveis são combatidas de forma preventiva

Publicado por: adminolinda, em: 13/06/11 às 12:38
População fez teste rápido de HIV/AIDS em unidade móvel em Peixinhos. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

População fez teste rápido de HIV/AIDS em unidade móvel em Peixinhos. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Nessa sexta-feira (10), o Mercado de Peixinhos foi palco de mais uma ação educativa promovida pela Secretaria de Saúde de Olinda. A Coordenação da DST/AIDs promoveu, das 8h às 12h, uma mobilização referente ao Dia dos Namorados, quando disponibilizou testes rápidos de HIV para a população, bem como dicas de prevenção da doença e como fazer sexo com segurança.

O evento contou ainda com a participação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em que atores apresentaram uma enquete para o público presente sobre os riscos das DST/AIDS. Foi disponibilizada uma unidade móvel para realização de exames rápidos, cujo resultado saía em apenas 20 minutos. Também participou da ação uma equipe de redutores do Consultório de Rua.

“É muito importante realizar esse tipo de ação nas comunidades, já que o nosso objetivo é atingir a população que normalmente não procura as unidades de saúde para realizar o exame de HIV/AIDS”, disse a coordenadora adjunta das DST/AIDS Socorro Malafaia.

Ainda foram distribuídos preservativos e panfletos educativos pelos Agentes de Saúde Comunitários (ACS) para a população que passava pelo mercado de Peixinhos. Em Rio Doce, a ação aconteceu na quarta-feira (08), no Mercado público daquele bairro, sendo também realizado cerca de 26 testes de HIV/AIDS nas unidades móveis e dicas de sexo seguro.

%d blogueiros gostam disto: