Ação em Olinda marcou o dia mundial da alimentação

Passageiros do Terminal Integrado da PE-15 puderam degustar bolos e sucos feitos com sobras de alimentos, e também receberam dicas de nutrição

Publicado por: adminolinda, em: 17/10/11 às 12:21
Passageiros do Terminal da PE-15 tiveram dicas de nutrição - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Coordenação de Nutrição da Secretaria de Saúde de Olinda realizou nesta sexta-feira (14) uma ação de nutrição no Terminal de Integração da PE-15, das 8h às 16h. O evento trouxe a temática Preço dos alimentos – da crise à estabilidade.

Durante a ação a população que passou pelo local teve acesso a orientação alimentar, avaliação nutricional, distribuição de folders sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos, e ainda dicas de receitas regionais e nutritivas.

Para a coordenadora de nutrição, Vilma Cerqueira, ações como esta ajuda a esclarecer a população a importância do reaproveitamento dos alimentos. “É importante saber aproveitar os alimentos de maneira integral, principalmente os regionais, pois além de serem mais baratos têm grande valor nutritivo”, ressaltou.

Dia mundial da alimentação – O tema escolhido para este ano visa esclarecer o assunto, e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis. Com isso, tende incentivar uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

Outro aspecto preocupante é a variação nos preços dos alimentos, em especial a alta, que representa uma séria ameaça para a segurança alimentar e nutricional dos países em desenvolvimento. As populações carentes são as mais seriamente atingidas. De acordo com o Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema em todo o mundo.

Neste ano, em todo o país, aconteceram atividades de 11 a 17 de outubro, consolidando a Semana Mundial da Alimentação.