Notícias

Ação Saúde nos Terreiros se consolida como política pública em Olinda

Público recebe também prestação de serviços sociais

Publicado por: Redação da Secom, em: 13/11/18 às 12:19

Nesta terça-feira (13.11), pela manhã, foi realizada a 5ª edição da Ação Saúde nos Terreiros. Desta vez, no Terreiro de Pai Edson de Omulu – Tenda de Umbanda e Caridade Caboclo Fecheiro, em Águas Compridas. A iniciativa é fruto de uma parceria das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, levando saúde e cidadania para a população. O serviço tem se consolidando como política pública da atual gestão municipal.

Pai Edson, como é conhecido, destacou a relevância do evento. “A ação é muito importante porque reconhece o papel que os terreiros já têm como o cuidado com a saúde, a cidadania e o acolhimento das pessoas”, disse.

Fernanda Cristina, técnica de enfermagem, é muçulmana e estava no local garantindo sua vaga nos serviços prestados. “Apesar de eu ter essa religião e haja muito preconceito com os umbandistas e outras crenças, para mim, todo projeto relacionado à saúde é muito bem-vindo, principalmente em comunidades carentes, como a nossa. Tenho um respeito enorme pelo Pai Edson e por todos que frequentam seu terreiro e vim aqui com o objetivo de ser atendida, como os demais. Essa ação foi muito bem vista pela população e estou satisfeita, chegou no momento certo”, ressaltou.

A coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra e Pessoa com Deficiência, Carmem Cavalcanti, reforça a importância da ação. “O objetivo da nova gestão é fazer os terreiros como espaço de saúde e cidadania, trazendo esses serviços de promoção e prevenção à saúde e agregando também serviços de cidadania”, enfatizou.

No local foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, Sífilis e gravidez, além de mamografia de rastreamento (mulheres de 50 a 69 anos). Houve ainda consulta com um clínico geral, orientação nutricional e saúde bucal.

Foram ofertados também documentos como o Vem de Livre Acesso, cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, certidão de nascimento e a realização do Cadastro Único (CadÚnico).

O evento ainda promoveu ações de desratização na comunidade e vacinação antirrábica. Pessoas interessadas ainda teve acesso a uma assessoria jurídica e orientações sobre prevenção de DST(AIDS), Saúde da Criança, Homem e Idoso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

%d blogueiros gostam disto: