Notícias

Acidentes com crianças é tema de Seminário em Olinda

Os acidentes são a principal causa de morte em crianças e adultos jovens, e um dos maiores problemas de saúde pública mundial

Publicado por: adminolinda, em: 20/10/09 às 13:58
Arte: Hilton Azevedo

Arte: Hilton Azevedo

Promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes será o foco do seminário “Acidentes com Crianças: Fatalidade ou Negligência?”, promovido pela Coordenação de Doença e Agravos Não-Transmissíveis, na próxima quarta-feira (21), das 08h às 12h, no Auditório do Hotel Flat Quatro Rodas. A equipe do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência também participa da organização do evento, cujas discussões serão abertas à participação de profissionais de saúde, de educação e da comunidade.

Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes ou lesões não-intencionais representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No total, cerca de 6 mil crianças até 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizadas anualmente, configurando-se como uma séria questão de Saúde Pública, daí a importância da realização do seminário.

Para firmar a prevenção como melhor saída, serão ministradas palestras com os temas Prevenção de Acidentes, por Paula Salazar, representante da Organização Criança Segura; Assistência à Vítimas de Acidentes, por Lucineide Porto, chefe do Centro de Assistência a Toxicológica de Pernambuco; Cuidado com Criança: Responsabilidade Social, pela promotora Andréia Carla, responsável pela área de Infância e da Juventude da Comarca de Olinda.

Programação

8:00 – 8:15hs – Abertura

8:15 – 9:30hs  – Prevenção de Acidentes
Dra. Paula Salazar
Org. Criança Segura

9:30 – 9:45hs –  Intervalo

9:45 – 10:30hs – Assistência às vítimas de acidentes
Dra. Lucineide Porto
Chefe CEATOX / HR

10:30 – 11:15hs – Cuidado com criança: responsabilidade social
Dra. Andréia Carla
Promotora da Infância e Juventude da Comarca de Olinda

11:15 – 11:45hs – Debate

11:45 – 12:00hs – Encerramento

%d blogueiros gostam disto: