Notícias

Acidentes domésticos com crianças podem ser evitados durante o isolamento social

Pais e responsáveis precisam redobrar a atenção e recorrer à adoção de medidas simples dentro de casa

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/04/20 às 17:23

O número de acidentes domésticos com crianças tem aumentado, em todo o país, durante o período de isolamento social gerado pela covid-19. Além da curiosidade natural, a falta de atividades para ocupar o tempo da garotada, longe da escola e sem poder sair às ruas, são vistos como agravantes neste cenário de crise. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, houve um aumento de cerca de 25% nas ocorrências deste segmento.

No entanto, de acordo o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Olinda (Samu), Elenilson Pereira, a boa notícia é que, em grande parte dos casos, esse tipo de problema pode ser evitado com algumas medidas simples. “Os responsáveis precisam redobrar a atenção, sobretudo com as crianças menores. A casa precisa ser coberta de cuidados, incluindo tomadas, fogões, recipientes com água e sacos plásticos. Esta vigilância fará toda a diferença, preservando o bem-estar da família e até a vida dos pequenos”, explicou.

Confira algumas dicas:

Queimaduras no fogão
Uma forma de evitar acidentes com o fogão é sempre manter os cabos das panelas virados para dentro, desse jeito a criança não alcançará para puxá-las nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela, derrubando-a.

Inalação de gás
Para evitar o risco de vazamento de gás, mantenha o registro do gás fechado sempre que não estiver em uso. Se o seu gás não for encanado, instale o botijão em uma área reservada, assim, caso aconteça algum vazamento diretamente dele, não haverá perigo de explosões e intoxicação por inalação de gás.

Choque elétrico
O primeiro protetor é a tampa de tomada que é bem comum de ser encontrada, tanto em lojas de material elétrico, quanto de materiais de construção. A tampa de tomada tem um formato simples, que encaixa nos furos da tomada e é feito de um material que não conduz eletricidade.

Intoxicação com produtos de limpeza
A intoxicação com produtos de limpeza também é uma ocorrência muito comum com crianças pequenas. O ideal, no entanto, é evitar acidentes como esse, procurando sempre armazenar produtos de limpeza em lugares aos quais a criança e animais domésticos não tenham acesso, sempre no alto.

Quedas
• Quedas são comuns em qualquer fase da vida, mas toda a receita de precaução é válida.
• Tapetes podem ser evitados, mas caso sejam indispensáveis dê preferência aos antiderrapantes que grudam no chão e não oferecem risco de escorregar ao pisar;
• Coloque corrimão nas escadas para dar apoio na hora de subir e descer;
• Deixar todos os cômodos sempre bem iluminados também pode fazer a diferença na hora de enxergar obstáculos no caminho.

%d blogueiros gostam disto: