Ações de combate ao crack serão intensificadas em Olinda

Foram decididas ações integradas entre secretarias do município e o governo do estado de Pernambuco

Publicado por: Secom, em: 30/05/13 às 15:18
Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Crack. Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

No último dia 28, aconteceu em Olinda a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Crack, cujo objetivo é o de identificar as ações que já estão sendo feitas e intensificá-las, dando perspectivas aos jovens, com educação de qualidade, acesso à cultura, esporte e lazer.

Trata-se de uma ação integrada entre as Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Segurança, Esporte, Lazer e Juventude da prefeitura de Olinda, e a Secretaria da Infância e Juventude do governo do Estado de Pernambuco. Para a concretização dessa meta, serão dadas capacitações em escolas da Rede Pública. Um cronograma de cursos de capacitação para todos os profissionais envolvidos, já está sendo elaborado.

Estão programadas ainda, três palestras e uma ação de cidadania, que ocorrerá dentro e na frente da Escola Ministro Marcos Freire, situada na comunidade do Alto do Sol Nascente. Nos dias 26, 27 e 28 de junho, serão ministradas palestras que englobam o combate ao crack, dentro da instituição de ensino. Já no dia 29 de junho, na frente da escola, estará ocorrendo a ação de cidadania, que permitirá à população, a retirada de documentos, seja primeira via, ou posteriores.

Já a Secretaria de Segurança Urbana, irá intensificar as ações de enfrentamento ao crack, com a participação de 30 guardas municipais, agindo nas ruas e dentro das escolas, na orientação dos estudantes sobre o risco relacionado ao uso da droga. Será feito também vídeo-monitoramento dos locais com maior incidência de crack, além da instalação de conselhos comunitários de segurança urbana, e do gabinete de gestão integrada municipal.