Notícias

Ações de inclusão movimentam Praça do Carmo, em Olinda

Utilidade pública marca encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Publicado por: Redação da Secom, em: 28/08/18 às 16:12

Texto: Juliana Nascimento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Animação e inclusão marcaram o último dia da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Olinda. O evento, que foi realizado na manhã desta terça-feira (28.08), na Praça do Carmo, teve como objetivo promover a reflexão sobre a igualdade e oportunidades para todas as pessoas. Na ocasião, foram oferecidos serviços gratuitos como corte de cabelo, inscrição no cartão de estacionamento para idosos e deficientes, Cartão VEM Livre Acesso, atendimento de saúde com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e odontólogos. Além disso, foram entregues kits bucais com pasta, fio dental e escova.

“Eu vim aqui para buscar informações sobre cartão de estacionamento, achei excelente a ação porque, além de gratuito, o cartão saiu na hora. Preenchi a ficha, trouxe documentos e laudo médico e pronto, já vou sair com ele na mão”, comentou satisfeito, Cesar Roque, 45 anos, que é deficiente físico. 

A programação contou com o Projeto da Secretaria Municipal de Educação, Bolinha de PeloO trabalho envolve cães adestrados que são utilizados nas escolas da rede municipal na terapia de estudantes com deficiência desde 2016. O evento ofereceu também aulas de danças e exercícios laborais, em que profissionais de educação física da Secretaria Executiva de Esportes promoveram aulões para o público. 

“Essa Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla já acontece todo ano no Brasil inteiro, mas nós estamos concentrando aqui em Olinda cada vez mais serviços para esse público, não apenas durante essa semana que começou dia 21, mas durante todo ano”, ressaltou a secretária Executiva da Mulher e Direitos Humanos, Verônica Brayner. 

As crianças também ficaram atentas às contações de histórias sobre a temática da pessoa com deficiência e a importância do respeito pelo colega. O secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Odin Neves, prestigiou o evento de encerramento e destacou outras atividades realizadas desde o dia 21 de agosto. “A gente também realizou panfletagem e outras ações de conscientização para marcar a data. Nós precisamos lutar pela inclusão das pessoas”. 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Olinda, contou com atividades conjuntas das secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; Saúde; Educação, Esportes e Juventude e de Transportes e Trânsito. 

%d blogueiros gostam disto: