Ações movimentam projeto sobre dia municipal da lavagem de mãos

Foi um dia de muito trabalho educativo desenvolvido pelas crianças da escola municipal Dom Azeredo Coutinho, com apresentação cultural e lúdica

Publicado por: Secom, em: 10/11/10 às 14:15
Iniciativa teve o intuito de possibilitar educação em saúde. Foto: Prefeitura de Olinda

Palestra, atividades educativas em grupo e apresentação cultural. Esse foi o resultado do projeto apresentado pela Escola Municipal Dom Azeredo Coutinho, situado na Avenida Presidente Kennedy, 660, Peixinhos, referente ao Dia Municipal da Lavagem das Mãos. Elaborado pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) de Olinda, numa parceria envolvendo as Secretarias de Saúde e Educação do município, a iniciativa teve o intuito de possibilitar educação em saúde através da promoção de hábitos de higiene e prevenção de doenças infecciosas, que na maioria das vezes são transportadas para o nosso organismo através das mãos.

As Secretarias envolvidas, juntamente com a coordenação do PSE, promoveram ações significativas para registrar o Dia Municipal da Lavagem de Mãos (14/10). A Escola Municipal Dom Azeredo Coutinho, foi sede dessas ações desenvolvidas pelos alunos da unidade de ensino.

O trabalho, que teve início em 14 de outubro nas escolas da rede municipal, objetivou conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da lavagem de mãos como meio de prevenção da transmissão de infecções, bem como incentivar a pratica de hábitos de higiene diários e identificação de doenças que são transmitidas ao organismo pela falta de higiene das mãos.

No primeiro momento, todos os comitês das escolas parceiras do programa, através de reuniões de monitoramento, foram sensibilizados sobre a importância do Dia. Depois, cada escola fez um projeto de intervenção, apresentando sua proposta para a coordenação do PSE.

Como incentivo, a coordenação do PSE disponibilizou kits (garrafas, camisas, canetas e mochila) do programa apenas para as escolas que fizeram o seu projeto, resultando que os comitês selecionassem, no início de outubro, a escola para apresentar o melhor projeto de intervenção.

Participaram do projeto as escolas municipais do Pró-Menor; Isaac Pereira; Norma Coelho-CAIC e o Dom Azeredo Coutinho, escolas que demonstraram interesse em sediar o evento. As demais escolas optaram em realizar atividades referentes ao Dia Municipal da Lavagem de Mãos durante o mês de outubro, onde foi comemorado o dia da criança.

Neste sentido, as escolas incluíram no seu planejamento a visita da Coordenação Saúde da Criança que tratou por meio de oficinas a importância de higienizar as mãos.

HISTÓRICO – Em 2009, o UNICEF divulgou que, todos os anos, doenças como diarréia e infecção respiratória aguda causam a morte de 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos no mundo. Mortes que poderiam ser evitadas por meio de práticas de higiene com água e sabão.