Ações movimentaram Dia Mundial de Luta contra a Aids em Olinda

Ações educativas movimentaram a população olindense nas escolas da rede municipal, paradas de ônibus e sinais de trânsito

Publicado por: adminolinda, em: 02/12/10 às 15:38
Redutores de Danos distribuíram camisinhas nos sinais de trânsito. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Panfletagem, palestra, roda de debates, oficina sobre direitos humanos e outras atividades marcaram o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, ontem (1/12) em Olinda. Uma palestra sobre prevenção das DST/AIDS ocorreu na Escola Municipal Pastor David R. Blackburn, realizada pelo Programa Saúde nas Escolas.

Também aconteceu uma conversa dos redutores de danos sobre violência e DST/HIV/AIDS pelo Grupo de Alcoólatras Anônimos da Guarda Municipal, além de oficina sobre Direitos Humanos e Prevenção das DST/Aids para Travestis, promovida pela ONG Oxumaré e ONG Gestos. Essa ação foi feita no CTA/Policlínica Barros Barreto, na Praça do Carmo ( Sítio Histórico).

Uma palestra sobre Saúde Bucal e HIV/Aids, Assistência Odontológica e Preconceito contra as pessoas que vivem com HIV/Aids foi ministrada no auditório da Policlínica Barros Barreto. Houve, ainda, a oferta do Teste Rápido de Diagnóstico do HIV e entrega de camisinhas para as mulheres atendidas nas Policlínicas da Mulher e na Policlínica São Benedito, com apresentação do Cine Saúde.

Os motoristas e pedestres também foram alvo da campanha, e receberam preservativos. A ação teve o reforço cultural do Grupo de Percussão dos Jovens do Colégio Sagrado Coração de Jesus e do boneco do SUS Olinda. É a cultura popular a serviço da luta contra a AIDS.