Notícias

Ações sociais de Olinda são monitoradas em reunião com o prefeito Renildo Calheiros

Durante o encontro, foram apresentadas as potencialidades, os desafios e o planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos

Publicado por: Secom, em: 25/04/14 às 16:14
As reuniões de monitoramento são coordenadas pela Secretaria de Planejamento Estratégico e contam sempre com a presença do prefeito Renildo. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

As reuniões de monitoramento são coordenadas pela Secretaria de Planejamento Estratégico e contam sempre com a presença do prefeito Renildo. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

As ações sociais promovidas pela prefeitura de Olinda foram a pauta da reunião de monitoramento, desta sexta-feira (25), com o prefeito Renildo Calheiros. Durante o encontro, que contou ainda com a presença do vice-prefeito Enildo Arantes, do secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Humberto de Jesus, da secretária de Planejamento Estratégico, Sônia Calheiros, do secretário de Comunicação, Élcio Guimarães, além de diversos gestores e técnicos da Prefeitura, foram apresentadas as potencialidades, os desafios e o planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

Entre os desafios, o secretário Humberto de Jesus falou da construção de um plano de educação permanente para os funcionários, de um grupo de trabalho para captação de recursos e de uma política de segurança alimentar, além da realização de concurso público para a contratação de profissionais e a habilitação do município para participação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), possibilitando o aumento de recursos para Olinda.

Humberto de Jesus também falou dos avanços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos. “Em 2009, tínhamos quatro CRAS e hoje temos 10 unidades instaladas em todas as regiões da cidade”, comparou o secretário.

Os CRAS são os Centros de Referência em Assistência Social, espaços onde a população pode acessar diversos serviços da secretaria como inclusão em programas sociais e muitos outros. Os equipamentos terão a estrutura física reestruturada em breve, informou a secretária Executiva da pasta, Vera Lúcia Ferreira. 

Outra ação de destaque é a Tenda da Cidadania, serviço oferecido durante o Carnaval, que, recentemente, foi reconhecido nacionalmente e servirá de exemplo para cidades de todo o Brasil. Na Tenda da Cidadania, os filhos de comerciantes eram atendidos por educadores sociais e recreadores enquanto os pais trabalhavam.

Atividades físicas e recreativas, alimentação e cuidados de educadores sociais eram oferecidos na Tenda da Cidadania.

Atividades físicas e recreativas, alimentação e cuidados de educadores sociais eram oferecidos na Tenda da Cidadania para os filhos de comerciantes em atividade no Carnaval de Olinda. Foto: Secretaria de Comunicação/Pref.Olinda

As reuniões de monitoramento são coordenadas pela Secretaria de Planejamento Estratégico e contam sempre com a presença do prefeito da cidade, do secretário, gestores e técnicos da secretaria em pauta. Para o prefeito Renildo Calheiros, a ocasião é um momento de compartilhar informações dentro da própria prefeitura.

“Às vezes a pessoa trabalha no governo e não sabe que determinados serviços existem. Imagina a população, que está ocupada com suas atividades? Então a gente precisa divulgar as ações para que as pessoas que precisam do serviço saibam que ele existe”, defende o prefeito.

%d blogueiros gostam disto: