Notícias

ACS recebem atualização sobre o Calendário Nacional Vacinal

Formação foi realizada na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/03/19 às 11:09

Texto: Gessyca Wanderley

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Olinda participaram nessa terça-feira (26.03) de uma palestra sobre a Atualização do Calendário Nacional Vacinal. O objetivo da formação foi o de facilitar a leitura do cartão de vacinação por parte dos profissionais. A capacitação ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).

Foram abordadas as formas de administração e periodicidade de 16 vacinas, sobretudo da Influenza. O grupo foi orientado sobre as portarias que regem o Calendário de Vacinação e as Campanhas, no intuito de esclarecer informações baseadas em estudos e evidências científicas, fatores determinantes para a imunização.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da cidade, Roberta Alcântara, explica que o trabalho dos ACS é fundamental na Estratégia de Saúde da Família. “O acompanhamento dos cartões de vacina é uma das atribuições prioritárias dos agentes porque eles realizam a visita no domicílio orientando sobre as vacinas e a importância de concluir as doses prescritas, assim conseguimos desenvolver ações de prevenção de doenças e promoção a saúde”, finalizou.

%d blogueiros gostam disto: