Notícias

Alunos da Escola Municipal Dr. José Mariano recebem palestra de prevenção a crimes cibernéticos

Caso da Boneca Momo foi o centro da discussão

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/03/19 às 16:30

Jovens do 5º ano da Escola Municipal Doutor José Mariano, em Águas Compridas, em Olinda, receberam uma palestra com a proposta de prevenir os riscos de acidentes e mortes causados pelo jogo da Boneca Momo. As crianças, bem atenciosas, interagiram com os guardas municipais Fernanda Vanessa, Edivam Silva e Raquel Albuquerque nesta quarta-feira (27.03).

Em parceria com a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, a Guarda Municipal tem realizado alerta sobre os cuidados com os golpes cibernéticos e a importância de comunicar sempre aos pais todos os passos no mundo virtual. O público-alvo contou com crianças de 9 a 12 anos.

“Os alunos já são bem informados, mas é bom reforçar. Alertamos que, ao receber alguma mensagem sobre se cortar, pedindo foto despida, foto de um cartão de crédito, avise aos pais. Eles não estão sozinhos! Queremos que se sintam seguros”, alertou a guarda Fernanda, que ainda disponibilizou os números 3429-2947 e 9.9999-3385 para denúncias.

Os estudantes receberam instruções de como proceder, caso seja convidado ou estimulado a participar deste jogo, que pode ser fatal para seus jogadores. Entre os riscos causados pelo jogo estão: roubo de informações pessoais, incitação à violência, ao suicídio, assédio moral e extorsão. Na lista de perigo dos desafios propostos aos jogadores estão a automutilação e sufocamentos.

“A escola já vinha pensando neste tema, mas a Secretaria de Educação ofereceu a palestra e achamos ótimo. O tema veio a calhar, pois eles gostam muito de redes sociais, e com essa Boneca Momo, que tem preocupado os pais, vem em um momento ideal. Também já abordamos isso nas salas de aula, mas vindo pessoas de fora para tratar dessa temática é sempre para agregar”, disse a vice-diretora da escola, Simone Batista.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: