Alunos da rede municipal visitam exposição “Santos do Ciclo Junino”

Cerca de 70 alunos apreciaram as obras, expostas no Museu Regional de Olinda, até o dia 29 de julho

Publicado por: Secom, em: 25/06/12 às 17:00
Alunos puderam conhecer mais sobre os santos nas obras de Biam Dhifá e Ana Albuquerque. - Foto:JanRibeiro/Pref.Olinda

Uma aula de muita arte e cultura para os alunos da Escola Municipal Maria da Glória Advíncula, localizada no bairro de Guadalupe. É que, na última quarta-feira (20), eles visitaram a exposição “Santos do Ciclo Junino”, que está em cartaz no Museu Regional de Olinda (MUREO), desde o dia 12 de junho.

Cerca de 70 alunos estiveram envolvidos na atividade que englobou desde conversas em sala de aula sobre as manifestações do ciclo junino até a apreciação das obras expostas referentes ao tema.

As obras, produzidas pelos artistas plásticos Biam Dhifá e Ana Albuquerque, foram desenvolvidas exclusivamente para o MUREO. O trabalho propõe uma releitura da azulejaria histórica, muito comum nas igrejas barrocas de Pernambuco, Minas Gerais e Bahia. “As faces de anjos e santos do ciclo junino são geometricamente desenhadas nestes azulejos, sobretudo os olhos e narizes, sendo estes os pontos mais notáveis das obras”, explica Luciano Borges, curador da exposição.

Santo Antonio, São Pedro e São João, o mais lembrado e grande homenageado da época, são representados com bastante delicadeza e estilo. “Este é o propósito do evento, que visa comunicar, por meio da arte, as diversas formas da sensibilidade, mantendo a tradição, dos santos do ciclo junino, em uma nova criação”, complementa o curador.

A exposição segue até 29 de julho e pode ser visitada, gratuitamente, de terça a sexta, no horário das 9h às 17h e aos sábados e domingos, sempre das 14h às 17h.