Alunos do Centro de Educação Musical de Olinda ingressam no curso de música da UFPE

Das 60 vagas disponibilizadas no curso de Licenciatura em Música, oito foram preenchidas pelos estudantes do CEMO

Publicado por: Secom, em: 26/03/13 às 11:23
Alunos do Cemo têm aulas de teoria musical antes de manusear os instrumentos. - Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Alunos do Cemo têm aulas de teoria musical antes de manusear os instrumentos. – Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda comemora e parabeniza os nove alunos do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), aprovados para o curso de música no vestibular/2013, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O curso de Licenciatura em Música oferece 60 vagas anuais, sendo 30 na primeira entrada e 30 para a segunda entrada. A concorrência registrada esse ano ficou em 4,5 candidatos para uma vaga. Das nove vagas conquistadas pelos alunos do CEMO, oito foram para o curso de Licenciatura e uma para Bacharelado em Trombone.

A seleção é acirrada, segundo Anaide da Paz, diretora CEMO. Como nos demais cursos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como nota da primeira fase. Os alunos também realizam as provas escritas da segunda fase normalmente, porém, além dessas, eles passam por provas específicas que exigem conhecimentos peculiares do curso, como leitura de partitura e habilidade com instrumento musical, entre outros.

De acordo com Anaide, os cursos do CEMO possuem matriz curricular voltada para profissionalização e proporciona aos alunos condições de ingressar no nível superior, além de oferecer uma boa base para outras seleções e concursos na área de música. Segundo ela, a Lei 11.769/18/08/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música durante a educação básica, amplia o leque do mercado de trabalho para o músico, que precisa estar preparado. “Alguns municípios de PE já começaram a fazer seleções, inclusive Olinda que já realizou concurso e conta com 10 professores de música no quadro permanente de funcionários”, ressalta.

O CEMO tem disponibilizado em média 280 vagas por semestre, distribuídas entre os cursos de Educação Musical Infantil (6 a 12 anos), Curso Médio para adolescentes (13 a 17 anos), Curso Médio para jovens e adultos (18 a 45 anos) e Curso de Apreciação Musical (para pessoas acima de 45 anos). O curso oferece formação em nível médio para piano erudito e popular, violão erudito e popular, canto erudito e popular, teclado, violino, viola, cavaquinho, saxofone, trompete, trompa, trombone, percussão popular, bateria, flauta transversal, flauta doce, baixo elétrico e guitarra.

Alunos aprovados:

Licenciatura em Música – Entrada 1 – Manhã:
Estevão Batista de Moraes
Lígia Fernandes de Matos
Lorenna Benjamin Gonçalves Costa (da Banda Sinfônica do CEMO)
Tarciane Herculano de Souza

Licenciatura em Música – Entrada 2 – Noite:
Ecenilson Dias Barbosa (da Banda Sinfônica do CEMO)
José Henrique Trajano Ferreira (da Banda Sinfônica do CEMO)
Paulo Manoel do Nascimento (da Banda Sinfônica do CEMO)
Rodrigo Moreira do Carmo de Oliveira

Bacharelado em Trombone – Entrada 1 – Manhã: