Alunos e professores recebem premiação do concurso cultural em Olinda

Programa Saúde na Escola, recebeu mais de dois mil trabalhos das 27 escolas da rede municipal de Olinda

Publicado por: Secom, em: 20/09/13 às 10:41
Os alunos concorreram nas categorias Produção Artística, Pintura e Desenho, Redação, Poesia, Paródia, Cordel, História em Quadrinhos e Musical. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Saúde, cultura e educação, um sincronismo que movimentou a manhã da última quinta-feira, 19, na entrega da premiação do “IV Concurso Saúde, Cultura e Arte: uma prática de vida”, promovido pela Prefeitura de Olinda, através do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio das Secretarias de Saúde e Educação. O evento, que trouxe a temática “Saúde Escolar: ambiente saudável, aprendizagem integral”, aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), PE-15, Ouro Preto.

Estiveram presentes o prefeito da cidade de Olinda, Renildo Calheiros, as secretárias de Saúde e Educação, Tereza Miranda e Márcia Souto, respectivamente, bem como vereadores, gestores e demais autoridades da sociedade olindense.

O prefeito Renildo Calheiros, enfatizou a importância da valorização da saúde nas escolas. “Lembro de uma jovem que tinha dificuldades no aprendizado, e através do Programa Saúde na Escola foi descoberto que ela tinha problema de visão, sendo contemplada com óculos”, destacou.

A secretária de Saúde, Tereza Miranda, também falou da importância do programa. “Esta quarta edição vem sacramentar o trabalho desenvolvido nas escolas. Além das ações preventivas, as equipes também buscam desenvolver atividades como encaminhamento para consultas e exames”, declarou, acrescentando que outro escovódromo estava sendo instalado em mais uma escola da rede.

A secretária de Educação, Márcia Souto, enalteceu o trabalho das equipes. “É muito importante esse serviço dentro da rede de ensino, além de cuidar dos alunos, esses passam a ser multiplicadores dessas informações à comunidade”, alertou.

No total foram 27 escolas inscritas, envolvendo 2.052 alunos da rede municipal de ensino da Prefeitura de Olinda, sendo premiadas 52 crianças e três adultos.

No total foram 27 escolas inscritas, envolvendo 2.052 alunos da rede municipal de ensino da Prefeitura de Olinda. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Os alunos concorreram nas categorias Produção Artística, Pintura e Desenho, Redação, Poesia, Paródia, Cordel, História em Quadrinhos e Musical. Já os professores, concorreram com trabalhos na categoria voltada para Projeto de Intervenção, com o tema “Saúde Escolar além dos muros da escola”.

Resultados do IV Concurso Cultural PSE Olinda

CATEGORIA: PRODUÇÃO ARTÍSTICA
TEMA: HIGIENE PESSOAL, COMO CUIDAR

1. Raylise Moura Anjos – Escola Municipal Maria da Glória Advincula
2. Kelly M. L. Gouveia – Escola Municipal Maria da glória Advíncula.
3. Paulo G. D. de Santana – Escola Municipal Maria da Glória Advíncula

CATEGORIA: PINTURA E DESENHO
TEMA: NOSSA SAÚDE BUCAL CONTRA AS BACTÉRIAS

1. Danilo Gabriel A. da Silva – Escola Municipal Pastor David
2. Adriano Bernardo G. da Silva – Escola Municipal Pastor David
3. Thiago Luiz Reis Xavier – Escola Municipal Brites de Albuquerque

CATEGORIA: REDAÇÃO
TEMA: COMO É BOM FICAR LIMPO

1. Jaqueline da Silva Ribeiro – Escola Municipal Criança Feliz
2. Leonardo Freire da Silva – Escola Municipal Recanto da Arte e do Saber.
3. Cleiton José da S. Alves – Escola Municipal Criança Feliz.

CATEGORIA: POESIA
TEMA: MEU OLHAR DIZ QUE.

1. Lucas Gabriel S. Nascimento – Escola Municipal Claudino Leal.
2. Paulynne Emanuelle N.S – Escola Municipal Claudino Leal.
3. Ingrid Lupercinio Santos – Escola Municipal Claudino Leal.

CATEGORIA: PARÓDIA
TEMA: MINHA ALIMENTAÇÃO É ASSIM…

1. José Emerson R. da Silva – Escola Municipal Claudino Leal
2. Rony Kleber A. Pineiro – Escola Municipal Claudino Leal
3. Acélio Filipi N.S. Gonçalves – Escola Municipal Claudino Leal.

CATEGORIA: CORDEL
TEMA: SOU CONTRA AS DROGAS

1. Anderson Pablo da C.A. Escola Municipal Claudino Leal.
2. Karina da Silva Almeida – Escola Municipal Claudino Leal.
3. Anny Caroliny Souza S. – Escola Municipal Claudino Leal.

CATEGORIA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
TEMA: SEXUALIDADE EM QUADRINHOS

1. Gabriel Batista da Silva – Escola Municipal Claudino Leal

CATEGORIA: PROJETO DE INTERVENÇÃO
TEMA: SAÚDE ESCOLAR E RESPEITO AO NOSSO CORPO.

1. Camila Nogueira Botelho. Escola Municipal Izaulina de Castro
2. Paulina Suely de A.S. – Escola Municipal Izaulina de Castro
3. Equipe Pedagógica da escola – Escola Municipal Alto da Macaíba.

CATEGORIA: MUSICAL
TEMA: CONHECENDO E RESPEITANDO O NOSSO CORPO.

1. Grupo – 10 crianças – Escola Municipal Centro de Assistência Social
2. Grupo – 20 crianças – Escola Municipal Margarida Alves