Notícias

Animação e expectativa na abertura dos III Jogos Inclusivos

Associações de idosos e grupos de pessoas com deficiência compareceram ao evento, realizado na manhã desta terça (22), na Vila Olímpica de Rio Doce

Publicado por: adminolinda, em: 22/11/11 às 15:04
Abertura dos III Jogos Inclusivos de Olinda. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

O prefeito Renildo Calheiros com participantes dos III Jogos Inclusivos. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Olinda deu início a um importante instrumento de inclusão social e cidadania na cidade. Com a abertura dos III Jogos Inclusivos, 450 atletas, entre idosos e pessoas com deficiência, ganham um espaço para praticar atividades físicas e fortalecer o conhecimento. A competição será realizada de 22 a 24 de novembro e traz como tema Ser Humano: um ser incrível.

Na abertura da solenidade, o Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, reforçou a responsabilidade que os jogos carregam e os esforços feitos pelo município para melhorar os trabalhos direcionados aos dois segmentos. “Estamos realizando ações estruturadoras, que irão beneficiar idosos e pessoas com deficiência. São atividades como essa, que reforçam a inclusão e melhoram a integração com a sociedade”, afirmou.

Pelo terceiro ano consecutivo, os Jogos Inclusivos promovem o fortalecimento de atividades voltadas para esses dois públicos específicos. Para o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Fernando Ramos, os Jogos Inclusivos são a concretização de um esforço coletivo. “Essa é uma ação que se integra a outros trabalhos da Prefeitura. Breve, estaremos inaugurando as academias dos idosos e das pessoas com deficiência, fortalecendo as políticas públicas de inclusão”, destacou.

As atividades realizadas nos jogos, incluem competições de natação, atletismo e futsal, para pessoas com deficiência e modalidades específicas para a terceira idade, além de entrega de premiações, oficinas e gincanas.

Uma das entusiastas com o evento, a professora aposentada Maria do Carmo, 72, comemorava a valorização da terceira idade. “Faço parte da Associação de Idosos São Joaquim, de Ouro Preto, e acredito na importância deste evento como um espaço de inclusão e fortalecimento do estatuto do idoso”, comentou. Para a dentista aposentada e secretária da associação, Nerine Rodrigues de Barros, 76, os Jogos inclusivos “fazem com que nos sintamos integrados à comunidade e privilegiados por participar dessa ação”.

Durante todo o dia de hoje, no espaço multicultural, palestras e debates irão levar temas importantes, que fazem parte do cotidiano, aos participantes. A sexualidade e o envelhecimento, a doença de Alzheimer e a unificação dos esportes, serão expostos por especialistas neste primeiro dia de jogos.

Programação

22/11 – Terça-feira

Manhã

9h – Solenidade de Abertura

Tarde

14h – Jogos de Salão (Dama, Dominó e Xadrez – Oficina – Prof. Pedro Botelho).

14h – Palestras (Espaço Multicultural)

Unificação dos Esportes (Sérgio Brandão: Coordenadoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência de Olinda)

15h – Palestras (Espaço Multicultural)

Sexualidade e Envelhecimento (Psicólogas: Cláudia Brasileiro e Luciana Nascimento)

16h – Palestras (Espaço Multicultural)

Doença de Alzheimer (Associação Brasileira de Alzheimer – Cleonice Albuquerque: Coordenadora dos Grupos de Apoio)

23/11 – Quarta-feira

Manhã

8h – Modalidades Esportivas (Idosos)

Atletismo e Natação (Pessoas com Deficiência)

Tarde

14h – Futsal (Deficiência Auditiva e Intelectual)

Oficinas (Recreação, Exercícios Funcionais e Pilates).

24/11 – Quinta-feira

Manhã

8h – Gincana Inclusiva

Encerramento (Apresentações Culturais e Premiação)

%d blogueiros gostam disto: