Notícias

Antigo aterro de Aguazinha vai abrigar sementeira municipal de Olinda

Material cultivado será direcionado para a arborização da cidade, incluindo ruas, praças e órgãos

Publicado por: Marcilio Albuquerque, em: 15/01/18 às 11:45

Olinda passa a contar, ainda este mês, com um novo berçário de cultivo e preservação ambiental. Uma área do antigo Aterro Sanitário de Aguazinha, localizado na Segunda Perimetral Norte, está sendo transformada em uma sementeira municipal. O espaço, com cerca de 500 metros quadrados, vai abrigar mudas de plantas de diversas espécies, incluindo também árvores e flores, todas oriundas de exemplares nativos da região. O material cultivado será direcionado para a arborização da cidade, incluindo ruas, praças e órgãos. A ideia é de contribuir para uma Olinda mais verde, sustentável e ainda melhor para se viver.

Entre os exemplos já estão mudas de algodão da praia, flamboyant, ipês e acácias. Esses dois últimos, trazem destaque em suas folhagens coloridas, quando atingem a fase adulta. As pigmentações versam em amarelo, branco e rosa, chamando a atenção nas vias públicas. A Sementeira de Olinda também deve receber um acervo variado, como felícios, palmeiras, cajueiros, mangueiras, entre outras. Para o município, o novo equipamento representará mais agilidade na concepção de projetos paisagísticos, assim como a reposição de áreas que sofreram devastação ou supressão irregular.

De acordo com o técnico ambiental responsável, Carlos Soares, o trabalho ambiental também pode contar com a ajuda da população. “Qualquer cidadão que disponha de plantas ou mudas e queira realizar a doação, pode nos acionar que faremos a coleta sem custos no próprio endereço. Quem tiver disponibilidade, também pode levar até o local, aproveitando para conhecer o espaço mais de perto”, explicou. As equipes podem ser acionadas por meio dos telefones: 3305.1063 / 1064 / 1065, no atendimento da Secretaria de Serviços Públicos. A Sementeira de Olinda contará com o acompanhamento de técnicos e especialistas, operando diariamente.

%d blogueiros gostam disto: