Notícias

Aparelho de Tele Eletrocardiograma oferece exame diferenciado em Olinda

Implantado no município em outubro de 2013, em um mês de funcionamento realizou 71 exames

Publicado por: adminolinda, em: 21/01/14 às 17:07
Tele eletrocardiograma vai ser implantado em outras unidades da rede. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Tele eletrocardiograma vai ser implantado em outras unidades da rede. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Implantado pela Secretaria de Saúde de Olinda no mês de outubro do ano passado, o serviço de Tele Eletrocardiograma (TeleECG) realizou 71 exames até o dia 27 de novembro nas unidades de Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Rio Doce e Beira Mangue, em Olinda. Semanalmente, o TeleECG oferta 30 exames, seis por unidade, sendo os laudos emitidos pela Rede de Núcleos de Telessaúde, localizada na Cidade Universitária.

O serviço tem como objetivo, oferecer o serviço de eletrocardiografia à distância, através da internet, em Unidades de Saúde da Família, unindo o conhecimento médico em cardiologia com a tecnologia de ponta. Assim, permite agilidade, precisão e a redução das sequelas, sobretudo, de mortes por doenças cardiovasculares em hipertensos e hipertensos/diabéticos atendidos nas unidades.

Em 2014, a previsão é implantar o TeleECG na unidade Cohab Peixinhos, sendo este serviço também ofertado para as unidades de Jardim Brasil II, Vila Popular Azeitona I e Azeitona II.

A Unidade de Saúde Familiar não poderá liberar laudos do TeleECG para pacientes que necessitarem destes, para cirurgias ou para atividades físicas, pois, nesses casos, é imprescindível a consulta com o cardiologista. O serviço se trata de uma demanda eletiva e não de urgência, para o acompanhamento dos pacientes.

Com o exame e o laudo em mãos, se percebido alguma alteração elétrica, o médico da Unidade fará o encaminhamento com maior precisão ao especialista em cardiologia da rede municipal, nas policlínicas e clínicas conveniadas.

Prêmio

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2013, em Gravatá, ocorreu o V Encontro Estadual da Rede de Núcleos de Telessaúde. Olinda participou com o trabalho “A experiência da implantação do TeleECG no município de Olinda-PE, 2013”, na modalidade oral, sendo premiado com menção honrosa.

%d blogueiros gostam disto: