Notícias

Apresentação teatral movimenta ações sobre hanseníase em Olinda

O objetivo do grupo teatral foi orientar a população, através de atividade lúdica de como identificar manchas suspeitas na pele

Publicado por: adminolinda, em: 06/02/12 às 9:34
Grupo de teatro do NEPS se apresenta na Policlínica Barros Barreto - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Grupo de teatro do NEPS se apresenta na Policlínica Barros Barreto - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Pacientes que estiveram na Policlínica Barros Barreto na última terça-feira (01) foram surpreendidos com uma apresentação teatral, em comemoração à semana de luta contra a hanseníase. O evento, promovido pela Coordenadoria de Hanseníase de Olinda, contou com o apoio do grupo de teatro do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

O objetivo foi orientar a população, através de atividade lúdica de como identificar manchas suspeitas na pele. Segundo a médica do programa de hanseníase, da Policlínica Barros Barreto, Tania Delgado, o Brasil está em 2º lugar em casos de hanseníase, só perdendo para a índia. “A partir do momento em que esclarecemos as pessoas sobre a doença, elas passam informações a família, vizinhos e amigos e assim contribuem na busca de novos casos”, concluiu.

Hanseníase – É uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de hansen. A evolução da enfermidade depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada e apresenta múltiplas manifestações clínicas, exteriorizadas principalmente por lesões dos nervos periféricos e lesões cutâneas com alteração de sensibilidade.

Em 2011, foram diagnosticados no Estado 3.204 casos novos – destes, 322 em menores de 15 anos (dados extraoficiais). Em Olinda foram computados 196 casos, destes 36 em menores de 15 anos (Fonte: SINAM).

%d blogueiros gostam disto: