Notícias

Arte ressocializa moradores de residência terapêutica de Olinda

Pinturas livres e artesanato são algumas das ferramentas empregadas no trabalho

Publicado por: Redação da Secom, em: 02/05/19 às 15:41

Por: Jessica Wanderley

A Residência Terapêutica (RT) Masculina de Olinda está apostando em estratégias lúdicas para estabilizar a saúde mental dos usuários da unidade. Trabalhos manuais como legos, pinturas livres e peças de artesanato são algumas das iniciativas desenvolvidas pela instituição, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Ozias Cabral de Oliveira, 292, Jardim Atlântico. O trabalho é promovido pela Diretoria de Políticas Estratégicas, através da Coordenação de Saúde Mental.

Além das atividades feitas na RT, os moradores também participam de  passeios em shoppings, lojas, praias e feirinhas para ampliar o conhecimento e fortalecer a ressocialização.

Gerente da RT Masculina, Tânia Bastos, explica que o desenvolvimento das atividades lúdicas é um forte aliado no processo terapêutico. “Só a medicação não vence. Tudo é feito com muita compreensão e respeito, assim fomos avançando. Quando chegaram aqui na Casa foi muito difícil, eles não sabiam mais usar talheres nem sanitário. Eram bem descompensados. Com muito amor e dedicação fomos trabalhando e ensinando. Metade do tratamento é  com medicações, mas os outros 50% são exatamente com habilidades que eles podem desenvolver no lúdico”, pontuou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: