Artistas participam de conversa aberta ao público no 10º Olinda Arte em Toda Parte

Um bate-papo aberto ao público com artistas pernambucanos faz parte da programação do evento, e ocorrerá na antiga sede do Ateliê Coletivo de Olinda (Rua de São Bento, 239)

Publicado por: adminolinda, em: 02/12/10 às 16:24
Visitação a ateliê no 8º Olinda Arte em Toda Parte, em 2008. Foto: Divulgação

Além de exporem seus trabalhos, artistas de diferentes gerações se encontram no 10º Olinda Arte em Toda Parte (PE) para trocarem ideias sobre processos de criação e as relações que têm com Olinda. Nesta sexta (3/12), às 19h, a artista contemporânea Marilá Dardot é a convidada especial de um bate-papo aberto ao público com artistas pernambucanos.

Nascida em Belo Horizonte, em 1973, Marilá viveu na Cidade Alta dos 5 aos 17 anos, junto à mãe e artista Liliane Dardot, uma das integrantes da Oficina Guaianases de Gravura, coletivo que marcou a história da arte pernambucana. Tanto a mãe quanto a filha expõem seus trabalhos na mostra em homenagem às gerações de pais e filhos artistas que fazem de Olinda um celeiro único de arte no mundo. Liliane participa com uma pintura no salão da Prefeitura de Olinda (mostra dos “fundadores”); Marilá, com três trabalhos de uma série chamada Paisagem sobre neblina, no Mercado da Ribeira (mostra dos “herdeiros”).

“Me emociona estar aqui. Olinda é uma parte muito importante da minha vida”, diz a artista, que também está na 29ª Bienal de São Paulo, com o terreiro-instalação Longe daqui, aqui mesmo (de autoria dela com Fábio Morais). A conversa com Marilá Dardot acontece na antiga sede do Ateliê Coletivo de Olinda (Rua de São Bento, 239, Varadouro, Olinda/PE).

Nas próximas terça (7/12) e quinta-feira (9/12), também às 19h, é a vez de o curador do evento, Raul Córdula, conversar com o público no mesmo local. No primeiro momento, ele fala sobre a influência dos pintores de Maurício de Nassau na arte pernambucana, e no segundo, sobre a pintura de paisagem no Brasil e em Pernambuco, com enfoque para Olinda, onde essa expressão se faz eloquente.

O acesso é gratuito.

Sobre o 10° Olinda Arte em Toda Parte

Com a participação de 77 ateliês e cerca de 240 artistas e artesãos, o Olinda Arte em Toda Parte comemora os seus dez anos em 2010 com uma programação intensa de exposições, oficinas, palestras, apresentações culturais e um roteiro gastronômico temático. Sua 10ª edição presta uma homenagem oportuna às gerações de pais e filhos artistas que transformaram o Sítio Histórico em um celeiro genuíno de criatividade no mundo. Pintores, gravadores, escultores, desenhistas, entalhadores que, diante de tantos adjetivos que cabem em Olinda, fazem dela uma Cidade de Artista, com todas as letras maiúsculas. O evento acontece nas ladeiras de Olinda (PE), entre os dias 2 e 12 de dezembro. O acesso é gratuito.

O Olinda Arte em Toda Parte é uma realização da Prefeitura Municipal de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura, com patrocínio da Empetur e do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lei de Incentivo à Cultura – Brasil, um País de Todos. Conta ainda com o apoio da Gráfica Santa Marta, vinhos Rio Sol e Ateliê Produtora.

Serviço:

O quê: Conversas e palestras do 10° Olinda Arte em Toda Parte

Quando: Dia 3/12, com Marilá Dardot e artistas pernambucanos; dias 7 e 9/12, com Raul Córdula, curador do evento. Sempre às 19h.

Onde: Na Rua de São Bento, 239, Varadouro, Olinda/PE.

Acesso gratuito.